sexta-feira, 11 de abril de 2008

Amarelinho

Reserva moral da boemia carioca. "Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil, coração do meu Brasil", versos consagrados de André Filho, frequentador assíduo.



Fundado em 1921 o Amarelinho faz parte do conjunto da Cinelândia - a Broadway Brasileira dos anos 20. Emoldurado pelo Theatro Municipal, Biblioteca Nacional, Museu Nacional de Belas Artes e Cine Odeon, o restaurante integra também a paisagem político-cultural da cidade.

É dali perto que nasce o Cordão do Bola Preta, agremiação carnavalesca tradicionalíssima que desfila na Av. Rio Branco. É também ao lado que os comícios mais inflamados e protestos são proferidos.



A casa é comandada desde 1970 pelo galego José Lorenzo, exilado do franquismo espanhol.

Sobre a Feijoada, esta foi a 3a vez que a frequentamos desde o início da nossa missão, sendo que devíamos um registro oficial no blog.

Como sempre, iniciamos nosso encontro com um brinde de batidinhas de limão. Já foi devidamente explicado pelo Daniel no post inicial deste blog que nossa opção é degustar levemente a Feijoada, portanto sempre dividimos a porção.

Apesar do que se comenta injustamente, o Carioca gosta de trabalhar ou ao menos tem o dever moral de retornar ao batente !



Repare bem então nesta porção para 2 pessoas, que normalmente serviria 3 pratos fartos, sendo que nesta ocasião serviu 4 pessoas !



É bem verdade que pedimos uma porção extra de feijão preto para complementar o pote, e que nosso amigo-draga, o Cleo, está de dieta o que permitiu um balanceamento da porção.



Se toda unanimidade é burra como dizia Nelson Rodrigues, nossa ignorância atesta a excepcional qualidade do torresmo aqui servido.

Sentimos muito a falta do João, simpático funcionário da casa que coordenava o atendimento, e falecido em 2007. Que esteja em paz.

Fique com o depoimento do Raimundo:



Serviço:
Amarelinho da Cinelândia
Praça Floriano, 55 - loja B
Tel: 21 2240-8434
Metrô Cinelândia

R$ 38,00 a Feijoada para 2

2 comentários:

  1. Já se vc quiser adquirir uma bela caganeira. Foi fechado pela vigilância sanitária por conter alimentos estragados, baratas, produtos vencidos, dentre outras irregularidades. http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/03/23/amarelinho-da-cinelandia-interditado-por-ter-alimentos-vencidos-baratas-924069308.asp

    ResponderExcluir