domingo, 15 de fevereiro de 2009

Feijoada do Mengão



O Clube de Regatas do Flamengo decidiu muito sabiamente investir na promoção de sua Feijoada do Mengão, seguindo o exemplo da consagrada mistura de Samba e Feijão. Com todo o respeito aos demais locais, nada se compara com a vista da Lagoa e seu espelho numa tarde de verão.



Família Rubro-Negra unida, rumamos à sede náutica (esporte que originou o glorioso) para um domingo de samba, suor e cerveja !




Flamenguista e Mangueirense que sou, poderia até ser suspeito para comentar a feijoada servida pela Marion e sua equipe... mas o dever profissional me conclama ao desapego. Ocorre que foi elogio comum aos Botafoguenses e Vascaínos presentes, que a feijoada estava impecável ! Carnes nobres, gordura zero e saborosíssima. Sentimos apenas a falta do torresminho e da companhia de uma boa pimenta.



O ambiente é embalado pelo pagode de mesa do Karta Markada, grupo que anima também as Feijoadas da Família Mangueirense, já visitada pelo blog.



Neste domingo quem apareceu fo ia bateria da Mangueira para dar uma palhinha.




João Zona Sul fala sobre seu projeto de levar a Feijoada do Mengão ao mundo:



Karta Markada mandando ver:


Serviço:
Feijoada do Mengão ( todo segundo domingo do mês )
Estádio de Remo da Lagoa
Av.Borges de Medeiros, 997
Tel. 21 7813-3839 / 9792-2935

R$ 35,00 ( entrada + feijoada + camiseta )
R$ 25,00 ( entrada + feijoada )

Um pouco de História...
Gênese no Remo(1895 a 1902)

O Flamengo já nasceu com a garra e o espírito vencedor. A idéia da criação de um grupo organizado de remo surgiu em bate-papos de jovens do bairro no Café Lamas, no Largo do Machado. O objetivo era entrar na disputa com clubes de outros bairros, como o de Botafogo, que já atraíam a atenção das mocinhas da época.
Jovens remadores - José Agostinho Pereira da Cunha, Mário Spindola, Nestor de Barros, Augusto Lopes, José Félix da Cunha Meneses e Felisberto Laport - resolveram comprar um barco. O escolhido foi um já velho, porém adequado às finanças disponíveis. Cotizaram o dinheiro, adquiriram o primeiro patrimônio, que foi nomeado de Pherusa, e fizeram uma reforma completa para utilizá-lo.
No dia 6 de outubro, os jovens, mais Maurício Rodrigues Pereira e Joaquim Bahia, foram dar a primeira volta com o barco. Saíram da Ponta do Caju, na praia de Maria Angu (atual Ramos), de tarde. Mesmo com o tempo ameaçador no céu, Mário Spindola dirigiu rumo à praia do Flamengo. Então, o primeiro grande desafio do grupo surgiu. O forte vento virou a embarcação e os náufragos tiveram que se segurar no que restou da Pherusa.
Na noite de 17 de novembro de1895, no casarão de Nestor de Barros, número 22 da Praia do Flamengo, onde era guardada a Pherusa e depois a Scyra, foi fundado o Grupo de Regatas do Flamengo e, com ele, eleita a sua primeira diretoria. No encontro, foi acordado que a data oficial seria a de 15 de novembro, pois no aniversário do Flamengo sempre seria feriado nacional (Dia da Proclamação da República), e que as cores oficiais seriam azul e ouro, em largas listras horizontais.
A primeira vitória veio no dia 5 de julho de 1898, na I Regata do Campeonato Náutico do Brasil, com Irerê, uma baleeira a dois remos. Nesta época, o Flamengo já reunia seguidores de todas as classes sociais, dos intelectuais, passando pelas famílias tradicionais, até os empregados de comércio, todos torcedores fanáticos do grupo. As mocinhas que caminhavam na praia do Russel acabam sempre no número 22 e a sede do Flamengo ficou conhecida como a "República da Paz e do Amor".
Antes um pouco, em 23 de novembro de 1896, uma das mudanças mais significativas na história do Flamengo. Como as camisas do uniforme, listradas nas cores azul e ouro, eram importadas da Inglaterra e desbotavam com facilidade devido ao sol e ao mar das competições do remo, Nestor de Barros propôs que elas fossem para vermelha e preta. Junto com a mudança das cores e o crescimento do Flamengo, veio a transformação de Grupo em Clube, sugerida pelo poeta e cronista Mário Pederneiras. Estava definitivamente concretizado o amor rubro-negro pelo Clube de Regatas do Flamengo.

5 comentários:

  1. Ideia Maravilhosa!!!! - Estive na "Feijoada do Mengão", no Estadio de Remo do Mengão c/todo a minha Família, e gostei Muito. Ambiente de total Segurança- Passeio de Pedalinha p/Crianças e, o melhor de tudo, Uma Feijoada Saborosa acompanhada de uma Bem Gelada e como não poderia faltar uma boa Caipirinha. Parabéns Mengão e Grupo Karta Markada pela Ideia....- "Cláudio Resende" -Leblon (Condomínio Selva de Pedra)       

    ResponderExcluir
  2. Fui, Gostei e voltarei....a zona sul estava precisando de uma boa feijoada c/samba ao VIVO. IDEIA MARAVILHOSA!!!! -Uma vez Flamengo sempre Flamengo.

    ResponderExcluir
  3. Essa "Feijoada do Mengão" Vai virar Point, Local maravilhoso, recebí um convite do  João Zona Sul e do pessoal do Karta Markada. valeu pelo convite. Alías, fui com um amigo tricolor que também aprovou, porém, deu uma sugestão (Não esquecer da Pimenta). PS: "SÓ SE FOR PARA COLOCAR NA BOCA DE TORCEDOR RECALCADO!!!!", já que eu não sou muito chegado. Parabéns Mengão e Amigos da Família Karta Markada, pela iniciativa.   

    ResponderExcluir
  4. Realmente foi show de bola essa feijoada do mengão,meus segundos domingos de cada mês já tem endereço certo,estádio de remo do flamengo.
    ASS:Carlos Alberto(Barra da Tijuca)

    ResponderExcluir
  5. A Feijoada do flamengo foi idéia ótima e tem tudo para dar certo,ambiente familiar,tranquilo,cerveja gelada,feijoada deliciosa e um pagode damelhor qualidade,na próxima edição estarei lá marcando presença.
    Ricardo Silveira
    (RECREIO)

    ResponderExcluir