sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

100 posts

Está no cartão: mais de 100 anos de tradição. Seriam 100 anos de Feijoadas ? Voltamos ao Bico Doce para comemorar os 100 posts das Feijoadas Cariocas.



A história deste blog começou quando o carinha do Marketing, o André, insistia em levar para almoçar o carinha da TI, o Daniel. Foi então que num dia nublado o Daniel sugeriu o Bico Doce, tradicional restaurante no Beco das Cancelas, entre as ruas do Rosário e Buenos Aires, e que ele conhecia bem por haver trabalhado ali perto.



O antigo dono era o seu Camello, segundo o escritor e cartunista Jaguar "o tipo ideal de avô da gente, rosado, careca, miúdo, com um bigode branco e gravata borboleta preta". Assim dizia sua crônica Nostalgia emoldurada na parede da uisqueria. Ruy Barbosa e o Barão do Rio Branco foram alguns dos clientes ilustres. Com o falecimento do seu Camello, o Cabral assume o comando do restaurante até setembro de 2007 quando, por dificuldades adversas, encerra sob protestos, as portas do Bico Doce.

"Lá se falava de música e poesia, e também se fazia música e poesia, histórias do Rio eram relembradas com um enorme sentimento nostálgico, chorava-se e sorria-se sempre ao lado dos fiéis amigos e copos de boca larga" comenta o Felipinho em seu blog Boemia e Nostalgia.

Mas o Cabral, guerreiro que é, para a felicidade geral reabre o Bico Doce ali do lado, dobrando a esquina do Beco com a Rua do Rosário. Fazemos então uma singela homenagem do blog comemorando os 100 posts com esta Feijoada histórica.



Além do atrazildo Rodrigoh, estiveram conosco a Rosane, companheira de batucadas diversas e aleatórias e o Padilha do blog Almoçário.




Ao que nos parece estava tudo lá, os garçons, a clientela antiga, o ruído das mesas, a feijoada, a caipirinha e o Cabral no comando. Sentimos falta apenas do ambiente escuro do Beco que gerou uma certa lenda do blog.

Como está hoje...

Como era...



Depoimento depois de comer uma feijoada no escuro. :)


Serviço:
Restaurante e Uisqueria Bico Doce
Rua do Rosário, 76
Tel 21 2203-1363 / 3471-5823
Aceita cartões e oferece desconto para pagamento em dinheiro


R$ 29,00 a feijoada para 2
R$ 19,00 a feijoada para 1





Depoimento do Cabral:



A pergunta que não quer calar:
Cabral, cadê a placa da porta ?


3 comentários:

  1. André, foi um prazer enorme me incorporar ao Feijoadas Cariocas. Gostei bastante da experiência e quero repeti-la mais vezes. Quando vamos marcar nossa ida ao Asdrubal's para fazer aquela harmonização de feijoada com cerveja?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Gostaria de saber se ainda existe o restaurante Bico-Doce? Gostei muito do texto. Agradeço desde já pela informação.
    Marcos Vinicius.

    ResponderExcluir
  3. Acho que não mais... já pesquisou no Google ?

    ResponderExcluir