sexta-feira, 13 de setembro de 2013

7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro


Qual o melhor acompanhamento para a feijoada ? Participe do concurso 7 Maravilhas Gastronômicas do Rio e eleja os seus preferidos. Você até 31 de outubro para defender sua maravilha. A minha tá na cara né ?




Não só de belas paisagens, entre mares e montanhas, distribuídas em mais de 43 mil km², é conhecido o Estado do Rio de Janeiro. A região preserva também seus sabores genuínos que marcam a cultura local e contam sua história, com iguarias, produtos agrícolas e receitas de tradição.

O concurso “7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro” vai eleger por votação popular na internet, os produtos mais representativos da culinária fluminense.

São 55 candidatos divididos em sete categorias: Da Água, Da Terra, Entradas e Petiscos, Refeição, Bebidas, Doces e Sobremesas, e Laticínios.

Idealizado pelo escritor e jornalista Chico Junior, o concurso tem como objetivo desvendar as relíquias culinárias fluminenses das praias às montanhas. Inicialmente, Chico apresentou um punhado desses tesouros, que marcam o paladar do nativo ou do turista, como o biscoito Globo, a cachaça de Paraty, a feijoada e a caipirinha, dentre muitos outros. O público participou com dezenas de novas indicações, das quais 16 foram selecionadas, como o bacalhau da Gruta Santo Antônio, em Niterói; o caldinho de feijão; a sardinha frita de Cabo Frio; a Banana Ouro do pé da Serra, em Xerém, e outras mais.

Votação

Em agosto começou a votação popular pela internet, que vai até 31 de outubro. Serão eleitas as 7 Maravilhas, uma de cada categoria, que receberem mais votos. A premiação pretende revelar, junto com os participantes, que o Rio de Janeiro, além de belo, é gostoso.

As produções locais, a artesania e o saber de cada receita colaboram para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e turístico. “Através da culinária, conhecemos os hábitos, a história e a cultura do povo de cada região”, diz Chico Junior, também pesquisador da gastronomia regional brasileira e do Estado do Rio. Ele é autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” (patrocinado pelo Sebrae Nacional), e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro” (Editora Senac-Rio). Não há apenas um prato que o represente, mas um tesouro de sabores à espera de ser desvendado, seja pelo carioca, ou pelo visitante numa viagem de encontro com a origem e a identidade. O concurso tem apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Serviço:
As 7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro
www.projetomaravilhas.com.br

Datas:
Votação das 7 Maravilhas: De 05 de agosto a 31 de outubro
Premiação: Novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário