domingo, 29 de janeiro de 2012

Feijão Indiano

Tudo começou com o curry, especiaria indiana conhecida como caril em Portugal e presenteada recentemente ao amigo Daniel que convidou para um almoço temático. Foi então que sugeri uma receita com feijão para o devido registro no blog de nossas experiências gastronômicas.

Para entrarmos no clima visitamos o último dia da exibição Índia, no Centro Cultural do Banco do Brasil, uma oportunidade de conhecer bem mais sobre o Caminho das Índias. Entre os planos que me acompanham está um período sabático na Ásia, que muito me encanta pelas tradições, cores e temperos.




Nosso destino era a casa do Dani, em Santa Teresa, bem em frente aos trilhos do temporariamente suspenso bondinho. Alô Cabral ! Como bem cantam as Carmelitas - "culpar o motorneiro é sacanagem !".

Lá chegando para nosso almoço tardio, encontramos nosso anfitrião ralando e amassando, literalmente, as especiarias que compunham a receita que pesquisou na web. O delicioso cheiro de mercado árabe se espalhava pela casa e a umidade característica do bairro ilustrava ainda mais a nossa tarde chuvosa.

O congelador guardava relíquias de outras eras, 4 garrafas de vodka, sendo 3 Absolut, totalmente congeladas pelo tempo. Fazer o que senão degustá-las ? Prontamente encontrei no Pablito meu interlocutor sócio-etílico-cultural !


Comer em casa é um evento ! Gente na cozinha, na sala, na varanda, em pé, deitado, sentado, cantando, bebendo, comendo e se divertindo.

O casal felicidade Keli-Dani cuida de receber todos com muita hospitalidade e amizade. O Raoni encarou a ponte SP-RJ para ver a amada Vitória. O Pablito subiu de bike debaixo da chuva. Drica, Naná e eu completávamos essa tchurminha do bem.

O almoço saiu na hora que foi possível com muita gente dando palpite pro chef, que só aguentou aquela balbúrdia toda à base de vodka. A receita típica das monções indianas foi uma explosão de cores e sabores. O feijão branco teve a companhia de pimentões coloridos, cubinhos de frango, amendoim e talharim, tudo muito bem acondicionado no curry, cardamono, cravo, cominho e outras especiarias.

Muitas horas depois teve gente que saiu rezando, teve gente que saiu dormindo... todos felizes !

Valeu Dani ! Quando é o próximo mesmo ? rsrsrs



Fiquemos com estes dois grandes exemplos de gente que fez a Vida valer a pena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário