domingo, 1 de abril de 2012

Mestre Cuca

A nomenclatura Chef, abreviatura do francês Chef de Cuisine, é dada ao profissional que se desenvolve nas práticas das panelas associadas ao estudo da gastronomia.

Mestre Cuca é uma denominação amigável que se dá ao sujeito que é muito bom no preparo de refeições. Este é o caso do Fernando Farah aka Nando Cuca, um camarada que adora comer e cozinhar, fato que nos aproximou imediatamente por intermédio de nossa amiga comum, Márcia Fialho.

O problema é que ele mora em Londres, e vem esporadicamente visitar a pátria amada mas na sua programação, sempre, ever, definitely, tem feijoada !



Nando é um fera multimídia e nadador nas horas vagas. Veio participar da Travessia dos Fortes trazendo uma galera como faz anualmente. Depois da prova, feijoada para repor as energias !

Chegando na casa do Nando caí imediatamente de amores eternos pela Andrea, esta da foto abaixo, afinal não é toda alma feminina que sabe preparar bebidas, perdão, impecáveis e irresistíveis batidas e caipirinhas.



O evento era do tipo faça-você-mesmo, ou seja, todo mundo ajudava um pouco em tudo e acabou sobrando para mim fazer as farofas de banana, de ovos e a couve mineira. A feijoada foi preparada pelo próprio Mestre Cuca. Horas de panelão curtindo em fogo baixo como deve ser, apurando o gosto lentamente. Ops, lá vem ele correndo para liberar o almoço.



Tudo pronto na mesa e alguém precisa explicar aos gringos como se come. Isto me fez lembrar da vez que cozinhei feijoada para amigos belgas em Bruxelles. Vamos combinar ? Não é fácil olhar para aquele caldeirão escuro, cheio de carnes estranhas e achar que é uma delícia... Os caras provam por educação, muita fome talvez, e aí não tem jeito, o que era paixão nacional globaliza rapidinho.





A farra durou a tarde toda. Minhas farofas acabaram logo e a couve idem. Tive que voltar para fazer mais. Nem me importava, as caipirinhas da Andrea me davam a força, tipo Guiness para os irlandeses.

Nas suas viagens gastronômicas o video maker Nando ensina aos desavisados como fazer e degustar a culinária brasileira. Vc tem um amigo gringo que visitou o Brasil e ficou com vontade de repetir aquela caipirinha, brigadeiro ou feijoada ? Ou talvez esteja morando fora do país e não sabe o que fazer quando dá aquela saudade ?

Seus problemas acabaram ! Dá uma olhadinha:



Serviço:
Cuca Brazuca
Valeu Nando ! Quando é a próxima farra ?

Um comentário:

  1. Estava tudo muito bom, tirei a foto da famosa farofa nas frigideiras queria mandar , mas por aqui não sei como. Se quiser mande um e-mail ou face-page. ótimo blog, priminho Nando é o máximo. Abs Patrícia!

    ResponderExcluir