sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A última feijoada

O mundo não acabou, mas vai que... 

Na dúvida fui comer a última feijoada, que neste calor é assunto para profissionais. No caso, eu e o Dani, o sujeito que me convenceu a iniciarmos juntos o blog Feijoadas Cariocas. 

Nos encontramos na esquina das ruas da Quitanda com Sete de Setembro e rumamos ao mar em busca de alguma novidade. Atravessando o Arco do Teles e portanto adentrando a Travessa do Comércio, um cavalete nos chama atenção.

Paramos, soubemos que naquele sobrado havia morado Carmem Miranda e movidos pela história musical do país decidimos subir a escadaria para checar. No ambiente simplório de pé direito alto e construção portuguesa, vc logo percebe a sabedoria dos antigos para a aeração, onde apesar da falta do ar condicionado, alguns poucos ventiladores de parede davam conta do calor externo.


Pedimos a feijoada para 2 sem a menor pista do que viria, sendo surpreendidos quando um caldeirão fumegante de carnes e feijão chega à mesa, acompanhado de uma travessa de arroz, couve e torresmo, além de farofa e laranja seleta picada à parte.

Naquele momento julgamos, pela quantidade, que o prato serviria 3 pessoas. É sabido que não se deve julgar pelas aparências e já na primeira garfada entendemos que o mesmo prato talvez não chegasse a dar conta para mais do que 2 comensais. 

As carnes desmanchavam no garfo, sem necessidade de faca, o feijão misturado às pequenas porções de carnes era de sabor intenso. A farofa molhadinha na manteiga. O torresmo um pecado de tão macio. O arroz soltinho. Uma parada para a foto oficial do blog e outra para o registrar a lembrança da Kely.


O que o sujeito pode querer mais ? Batidinha claro ! De limão para abrir o apetite e um bom molho de pimenta para aguçar o paladar.


A casa que foi explorada como pensão por Dona Maria, mãe de Carmem Miranda que lá morou de 1925 a 1932, é Patrimônio Cultural Carioca. Abriu há cerca de 4 meses e funciona à noite com karaokê. Durante o dia, o cozinheiro Francisco domina as panelas.


Serviço:
Carmen Miranda In House Club
Travessa do Comércio, 13 - Praça XV

R$ 29, a feijoada para 2

De volta ao trabalho e à tradicional chuva de papel picado do Centro !


PS: Se o mundo não acabar mesmo, estaremos aqui na próxima semana !
 
;)

4 comentários:

  1. André
    Teu relato me deu água na boca. Vou lá conferir!
    Abraços e um ano novo excelente!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Jorge ! Vc trabalha perto ? Vamos marcar uma 6a feira destas ? Aquele Abraço e Feliz Ano Novo !

    ResponderExcluir
  3. Daniel e André, primeiro quero deixar os parabéns pela excelente idéia de fazer um blog sobre esse prato tão querido por nós brasileiros. Espero que continue pois em se tratando de feijoada, estou atento às melhores dicas e sigo seu blog. Hoje, 14/06/2013, fui no Carmen Miranda House In Club para conhecer essa feijoada. Cara, que boa surpresa foi essa! A feijoada é bem servida, o atendimento é muito bom e que comida é aquela 'mermão' !?!?!? Fomos em 4 pessoas e pedimos 2 feijoadas. Saiu uma pechincha e comemos muito bem. A carne desmancha na boca. Nota 10! Recomendo para os amantes de uma boa feijoada que estiverem pelo centro do Rio. Fiquei sabendo que rola um karaokê conceituado lá às noites. Ainda não fui mas lá vou conferir. Aí dou um retorno. Fica na Travessa do Comércio, 13.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Alexandre ! obrigado pelos elogios e acompanhe as dicas da semana no nosso face http://www.facebook.com/feijoadas.cariocas

      aquele abraço !
      André

      Excluir