domingo, 1 de novembro de 2015

Esquina Mocotó

De volta ao Mocotó, agora para conhecer a nova investida do chef Rodrigo Oliveira, o Esquina Mocotó coladinho no original, é uma proposta mais arrumada e ampla, com pratos bem apresentados e que levou o prêmio de Melhor Regional da Veja SP desta última edição.


Chegamos no meio da tarde e sem reserva, sabendo que o restaurante fecharia as portas às 17h. A fila de espera de uma hora nos levou ao balcão do bar do vizinho para bebericar e beliscar um pouco, onde a fila para mesa era de duas horas de espera...



Caipirinhas na mão e dadinhos de tapioca a caminho eis que chega a boa notícia: a fila andou e por desistência fomos convidados a entrar.

Uma equipe jovem cuida do serviço de bar logo à entrada do Esquina e das mesas mas nada do Chef por perto. O artigo da revista informa que ele montou a equipe para representá-lo, o que é muito comum quando a fama arregaça as portas da mídia e o chef de cozinha assume funções multi-tudo.


Fomos muito bem atendidos à mesa por um jovem garçom que tomou os pedidos. Éramos quatro o que facilitou só um pouquinho a difícil tarefa da escolha dos sabores daquela tarde.

Acompanhando os imperdíveis "não dava pra não pedir" dadinhos de tapioca, escolhemos os bolinhos de carne-de-sol com creme de requeijão e na sequência a linguiça de carne-de-sol com cebola roxa e pimenta biquinho.

Cerveja Mocobreja Bamberg Helles para acompanhar. Pratos na mesa. Mãos à obra !


Até aí nada de muito impressionante apesar da criatividade na deconstrução que o chef usa nas receitas de regional nordestino. O bolinho não lembrava de longe sua origem e a linguiça recheada de carne de sol estava ok.

Partindo para o principal escolhi a costelinha de javali acompanhada de cuscuz de milho, feijão guandu e folhas refogadas. A Naná foi de paçoca de pato com ovo caipira, feijão branco e linguiça defumada. A Sonia mirou no prato da foto da Veja SP, o polvo grelhado acompanhado de polenta, acelga e caldo de suã e a Kriko foi no novo clássico da casa, a carne de sol artesanal com baião de dois sertanejo.



Meu javali tinha pouquíssima personalidade apesar da beleza da apresentação. A paçoca de pato era intrigante e com certeza não teríamos pedido se soubéssemos antes que a ave viriia esturricada e além disto o vinaigrete no feijão simplesmente matou a possibilidade de equilíbrio no prato. O polvo grelhado foi uma surpresa excepcional mas o grande show veio do novo clássico. A tenra carne de sol harmonizava belissimamente com o melhor baião de dois que já provei, e aqui há que se considerar os 8 anos que morei em três cidades do Nordeste com muitas visitas ao interior.

Antes do almoço visitamos a Livraria Cultura da Avenida Paulista e a feirinha da pracinha Benedito Calixto, programinha bem legal para conhecer o que está rolando nas artes paulistanas.




 São Paulo é tudibom !



Algumas ocorrências no serviço do restaurante foram desapontadoras. O atencioso garçom do início deixou o turno sem despedida nem informar quem seria o seu colega que iria nos acompanhar. Como resultado ninguém retornou à mesa para oferecer mais uma bebida ou qualquer outro serviço durante todo o almoço.

Ao solicitar à atendente que limpava uma mesa próxima para que trouxesse outra cerveja ela fez que sim com a cabeça mas nada fez, para só na segunda solicitação informar que "não era com ela mas iria chamar a pessoa". Já era próximo do fechamento do restaurante só havia cerca de 10% das mesas ocupadas. Tive então que levantar a garrafa e pedir em tom alto se alguém poderia nos servir.

Logo depois percebemos que o ar condicionado parou de funcionar. Soubemos que está programado para encerrar junto com o horário de funcionamento do restaurante portanto é melhor que o seu pedido chegue, que você deguste, pague e saia até às 17h. Assim todos os funcionários irão felizes embora e vc não precisará suar em ambiente fechado.

Me parece que é hora do chef voltar dos seus afazeres externos e cuidar do que tão belamente vem construindo pois sempre é tempo de retornar ao Mocotó para descobrir as novas criações do Rodrigo.

Serviço:
Esquina Mocotó
Av. Nossa Senhora do Loreto, 1108 - Vila Medeiros
São Paulo
Tel 11 2949-7049


Nenhum comentário:

Postar um comentário