sábado, 11 de fevereiro de 2017

Feijoada Transmontana

Este post serve como resgate da história da feijoada que caiu na boca do povo.

Como já informado aqui no blog, os recibos de compras em açougues do Brasil Colônia apontam na lista os itens comuns à preparação da feijoada, desfazendo a lenda de que seria um prato oferecido aos escravos com sobras, que ademais não trouxeram da cultura africana o hábito de misturar elementos em seus cozidos.

A tradição de misturar leguminosas a carnes de vitela ou carneiro com linguiças, paio, toucinho, lombo, legumes e miúdos faz parte da história gastronômica dos povos ibéricos. Quem visita as terras Lusas sabe da enorme variedade de receitas de feijoadas com ingredientes que variam a cada região.

Nada mais oportuno portanto para esta comprovação do que uma legítima feijoada portuguesa, neste caso da região Trás-os-Montes, sendo que por obra do destino vem sendo preparada com maestria por um chef negro, ou afrodescendente se preferir. Isto pode até nos confundir. Afinal a feijoada carioca é ou não é uma criação brasileira ?

Sábado passou a ser dia de feijoada transmontana na Mercearia da Praça, uma casa portuguesa com certeza. Na prática um espetacular empório cravado na praça General Osório em Ipanema. Da ascendência portuguesa dos sócios veio a aposta nos embutidos, queijos, pães, vinhos, frios e outras tantas delícias que a casa serve em frente ao balcão ou no anexo da pracinha do outro lado da rua.

 
 
 

O Chef Germano com 30 anos de prática superou as expectativas deste comensal que vos escreve.

A feijoada Transmontana veio com feijão encarnado vermelho explodindo na boca pela diversidade de sabores defumados da costelinha, lombo, chouriço, carne seca e linguiça além do salame português e uma espetacular couve cozida al dente. Servida numa simpática travessinha o prato é individual mas também dá para compartilhar e cair literalmente de boca nos doces portugueses para sobremesa.

 
 

Passando ou não por Ipanema reserve seu apetite para esta que vai para o caderninho das melhores feijoadas da cidade !

Serviço:
Mercearia da Praça
Rua Jangadeiros, 28 - Praça General Osório, Ipanema
Tel (21) 3986-1400

R$ 89,90 a feijoada transmontana

Nenhum comentário:

Postar um comentário