sábado, 4 de setembro de 2010

Bola Preta

No Rio de Janeiro, feijoada com samba é um programa comum a nativos e visitantes. Se for na Lapa vc pode encontrar algumas boas opções já registradas aqui no blog. Agora, quando o assunto é Carnaval, é obrigatória uma visita ao Bola Preta.




A história do Cordão da Bola Preta se mistura com a do Carnaval carioca. Fundado em 1918, o Quartel General do Carnaval tem seu tradicional desfile na manhã do sábado de Carnaval, quando milhares de foliões trajando bolinhas preto e brancas se reunem para saldar a chegada da Festa de Momo. São doze horas de muita alegria, respeitando o lema maior do Cordão da Bola Preta: PAZ, AMOR E FOLIA.





No primeiro sábado do mês acontece na nova sede da agremiação a Feijoada do Bola Preta, sempre acompanhado de uma atração musical e desta vez a Turma da Estácio deu o tom da animação. A feijoada é bem servida, de sabor apurado e vc pode escolher as carnes dos caldeirões. O torresmo precisa melhorar bastante. Notamos a ausência da laranja seleta.





Todo bloco que se preza tem uma bela porta-estandarte, no caso do Bola, a Leandra Leal. Reconhecido desde 1950 como Utilidade Pública e desde 2003 como Patrimônio Cultural do Povo Carioca, o Bola Preta resgata sua tradição de bailes de grandes orquestras a partir da ocupação da nova sede. A tradicional Banda do Cordão da Bola Preta que foi criada e comandada pelo famoso Maestro Sodré, hoje tem na batuta o Maestro Quintanilha e é apelidada de Banda Show e Sinfônica do Carnaval, constituída de vinte e seis músicos que só executam músicas tradicionais do cancioneiro carnavalesco.







A Turma da Estácio no Bola Preta:



Serviço:
Cordão do Bola Preta
Rua da Relação, 3 - Lapa

Tel 21 2240-8049

http://www.cordaodabolapreta.com.br/

R$ 10,00 a entrada
R$ 15,00 o prato de feijoada

Marcha do Cordão do Bola Preta
(Nelson Barbosa - Vicente Paiva)

Quem não chora não mama
Segura meu bem a chupeta
Lugar quente é na cama
Ou então no Bola Preta
Vem pro Bola meu bem
Com alegria infernal
Todos são de coração
Todos são de coração
Foliões do carnaval (Sensacional!)




Nenhum comentário:

Postar um comentário