domingo, 18 de setembro de 2011

Feijoada do Cacique

O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos organizou uma feijoada em homenagem a sua madrinha e primeira-dama do samba, Beth Carvalho, afinal este ano a agremiação celebra 50 anos de samba e muita estória pra contar embaixo da tamarineira.

Fundado em 20 de janeiro de 1961 por três famílias: Félix do Nascimento, Oliveira e Espírito Santo, o bloco carnavalesco é originário do subúrbio carioca de Ramos tendo como padroeiro São Sebastião. Berço de sambistas como Almir Guineto, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, João Nogueira e Monarco, além da prata da casa Bira Presidente tendo projetado também o grupo Fundo de Quintal, Neguindo da Beija Flor, Jovelina Pérola Negra, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre e tantos outros. Ponto obrigatório do roteiro musical da cidade.





A quadra aberta e bem ventilada recebe todos de portas abertas, literalmente, pois aqui todo mundo é índio igual e ninguém paga ingresso para desfrutar das tradicionais rodas de samba dos domingos. No terceiro domingo do mês é dia de feijoada. Tudo no esquema: feijão bem temperado, molho de pimenta, arroz, farofinha salgada, couve crocante, torresmo, laranja seleta e carnes tenras. Tudo acompanhado pelos grupos Voz Ativa e Cacique. Gabrielzinho do Irajá apareceu por lá e a homenageada, claro, deu sua canja para delírio dos caciqueanos.





Condecorado "Patrimônio Cultural Carioca", 0 bloco que desfila tradicionalmente na Avenida Rio Branco durante os três dias do Carnaval, será homenageado em 2012 pela Mangueira quando uma multidão de índios guerreiros, carajás, apaches, tamoios e xavantes tomarão conta do Sambódromo com muita raça e orgulho.




"Olha meu amor
Esquece a dor da vida
Deixa o desamor
Caciqueando na avenida
Esta ano eu não vou marcar bobeira
Vou caciquear
Só vou parar na quarta-feira
Vou caciquear
Só vou parar na quarta-feira
Na onda do Cacique
Eu vou
Porque caciqueano
Eu sou "




Serviço:
G.R. Cacique de Ramos (terceiro domingo do mês)
Rua Uranos, 1326 - Olaria
Metrô Del Castilho
http://www.caciquederamos.com.br/

R$ 15, a feijoada empratada (entrada gratuita)

Um comentário:

  1. Parabéns! Bela notícia. Fotos "da melhor". Seja sempre bem vindo ao nosso querido Cacique de Ramos.

    ResponderExcluir