sexta-feira, 31 de julho de 2009

Praça Tiradentes

Fechamos o mês de julho no entorno da histórica Praça Tiradentes. A chef Rose é quem comanda o buffet do Rio's Presidente Hotel, com sua tradicional feijoada das 6as feiras.






Começamos com o feijão amigo guarnecido por um espetacular torresminho, cebola picada, salsinha e queijo parmesão em lascas. Brindamos com batidinhas de limão e maracujá para iniciarmos o trabalho nesta tarde gelada de inverno carioca. Desta vez fomos acompanhados da Stela e Chang, ambas participantes do Pólo Novo Rio Antigo, que busca incentivar a cultura e entretenimento da Praça Tiradentes, Cinelândia e Lapa. Depois da fartura, nada como caminhar um pouco pelo entorno do local e descobrir sua bela arquitetura e comércio centenário.






Serviço
Rio's Presidente Hotel
Rua Pedro I, 19 - Centro
Tel 21 2123-5900
R$ 30,00 o buffet de Feijoada incluindo pratos diversos e sobremesas

Um pouco de História...
Tradicionalmente conhecida como o antigo "Campo de Lampadosa", a Praça Tiradentes é apontada erroneamente como sendo o local da execução de Tiradentes. Estudos recentes mostram que o alferes mineiro foi, na verdade, enforcado na esquina da Rua Passos com Avenida Passos, também no Centro do Rio. Dada a efervescência cultural do século passado, ficou conhecida por ser o "ponto cem réis" dos bondes que faziam ali o retorno. Possui ao seu redor dois dos mais importantes teatros da cidade: Carlos Gomes e João Caetano e alguns estabelecimentos centenários que fizeram história, como a sapataria Tic-Tac (que criou fama na época do pós-guerra por se especializar em cravejar tachinhas de ferro nas extremidades do solado dos calçados) e outros que já não mais existentes, como a Camisaria Progresso. Na praça está localizado o Monumento a D.Pedro I, que muitos pensam tratar-se da estátua de Tiradentes, sendo a mais antiga da cidade.

Um comentário:

  1. Nossa, essa feijoada está com uma cara maravilhosa!!!! Quando for lá de novo me avisa?

    ResponderExcluir