quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A melhor feijoada

A nossa dileta Feijoada firma seu posicionamento no cenário gastronômico carioca: o guia Comer & Beber em edição especial de Veja Rio, oráculo semanal deste blog. A festa de entrega dos prêmios foi no Armazém 2 do Pier Mauá, zona portuária da cidade, customizada em alimentos e bebidas para esta noite especial.



Para nós tudo começou com um singelo fax enviado ao editor da revista Veja Rio sugerindo que o quesito Feijoada fosse julgado em separado do quesito Cozinha Brasileira. Consideramos que a feijoada é um prato típico brasileiro, e em particular carioca, portanto não podíamos concordar com sua comparação a outros pratos como Cozido ou Bobó.

Para nossa surpresa em resposta, o editor Maurício Lima informou que já havia analisado esta possibilidade, deicidindo que a Feijoada passaria a ser um quesito a partir da edição 2010/11 de Veja Rio Comer & Beber. O blog foi então gentilmente convidado para a festa da entrega do prêmio e foi assim que chegamos ao topo do microcosmo da gastronomia carioca. Com muito prazer, é claro !






Numa noite de muitas surpresas, foi com muita alegria, mas muita mesmo, que encontramos a galera do Botequim Joaquina como indicados pelos jurados. Parêntesis: o sócio Marquinhos, é um querido amigo de infância. Além disto, o evento teve como apresentadora a atriz Fernanda Torres, autora da inteligente coluna quinzenal da revista Veja Rio.

Ocorre, que na adolescência, eu e Marquinhos estudamos com a Fernandinha no finado colégio Souza Leão e lembramos que atuamos juntos na peça Capitães de Areia. Naquela ocasião, por pura timidez, basicamente implorei à professora de Teatro que me permitisse ser o diretor da peça, eximindo-me assim de qualquer exposição pública. Posso assim, talvez afirmar, que fui o primeiro diretor da Fernanda, o que não me caberia mal no meu currículo !



Quanto à premiação da Melhor Feijoada ao Antiquarius, renomadíssimo restaurante de cozinha portuguesa, por ainda não tê-la degustado, o blog infelizmente não pode opinar a respeito. O texto da edição especial da revista Veja Rio informa que "o preparo começa quatro dias antes, tempo suficiente para dessalgar as carnes e aprontar o cozido, que será congelado duas vezes." O texto também relembra o antepassado lusitano da feijoada, fato já comentado aqui no blog. Em se tratando portanto, do melhor restaurante de cozinha portuguesa no Brasil e da história gastronômica da feijoada que remonta à Portugal, o que poderíamos dizer ? Pois, um fato é um fato. E um fado é outra coisa. E aliás, um fato também é outra coisa na terrinha.

Vamos aguardar para as próximas edições as análises dos jurados das cerca de 140 feijoadas já provadas até o momento pelo nosso blog. Humildemente.



Obrigado pelo convite Maurício ! Nós adoramos e esperamos ser um parceiro presente e futuro.



Serviço:
Veja Rio Comer & Beber
R$ 9,90 nas bancas
http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-janeiro/editorial/e220/comer-e-beber-2010-2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário