sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Feijoada Sem Nome

6a feira é dia de feijoada na maior parte dos restaurantes do Rio. Também é dia de labuta. Desde o início deste ano trabalho na Barra, um bairro um tanto quanto afastado da zona sul da cidade onde moro. Não posso dizer que o trajeto é tão ruim assim pois a paisagem da orla me acompanha em boa parte.


Costumo dizer que Carioca é um povo trabalhador de verdade. Imagine um dia destes de verão no Rio. Vc tem que levantar para encarar o batente, se arruma todo, sai de casa e encontra no elevador a sua vizinha toda prontinha, para a praia. Vc então sorri, pensa na possibilidade de matar o trabalho e segue firme em direção ao ponto do ônibus.

No caminho percebe os turistas, as crianças e os estudantes em férias carregando pranchas e outros apetrechos para a praia, ali do lado da sua casa, tipo 5 min a pé. Vc persiste e entra no ônibus, na sua maioria sem ar condicionado e ruma ao escritório. Céu azul, areia dourada e mar transparente passam pelo seu caminho.

A encosta da Pedra da Gávea se colore com as asas deltas, bandos de gaivotas fazem razantes em busca do alimento do dia próximo às traineiras de pescadores. Ciclistas, corredores, patinadoras e skatistas disputam o espaço na ciclovia. E vc ali, dentro do coletivo, observando aquele cenário paradisíaco pensa apenas que chegará o seu dia também, afinal, amanhã é sábado !

Com todo respeito aos meus amigos paulistanos, dá pra comparar o seu trajeto ao trabalho com o do cidadão da Cidade Maravilhosa ? Qualquer morador do Rio sabe exatamente o que acabo de descrever, seja carioca da gema ou por adoção, todos passamos pela tentação diária de vivermos à beira-mar.

E damos graças a Deus por isto !


Acima o Morro Dois Irmãos e praia de São Conrado de um lado, e do outro o Clube Costa Brava no Joá, vistos do elevado.

Abaixo a entrada da Barra com o canal de acesso ao Quebra Mar emoldurados pela Pedra da Gávea. Um local para poucos e privilegiados moradores.



A Barra é o mais próximo de Miami que o urbanista conseguiu desenhar. Grandes e largas avenidas e muitos, muitos shoppings. O Downtown é um dos mais simpáticos, construído como se fosse uma pequena cidade com prédios de 3 andares dando a impressão de estarmos numa rua de verdade.

Escolhemos um restaurante curioso, sem placa, sem aviso, sem nome. O gerente nos conta rapidamente que ali funcionou uma franquia conhecida da cidade e que no momento aguardam a finalização da papelada para o novo negócio. Ele afirma inclusive que já tem o nome, mas é segredo, portanto, eis a feijoada do Sem Nome.

Famintos que estávamos ficamos mesmo numa mesa na calçada ao invés da espera pelo ar condicionado do lado de dentro.



O amigo leitor do blog talvez reconheça a tigela que ainda chega fervendo à mesa e acompanhada de uma conchinha para o serviço ? Apesar de sentir falta de carnes mais variadas, logo se percebe que nada mudou no tempero, na escolha de carnes magras e desossadas, na deliciosa pimenta e nos demais acompanhantes do prato. Sem nome talvez, mas com receita de sucesso, esta feijoada é servida diariamente à massa de funcionários dos escritórios vizinhos.

Esta foi a segunda feijoada com a galera do novo trabalho, e desta vez consegui manter a receita original de degustar apenas um prato. Aliás, éramos 5 e pedimos 3 feijoadas individuais. Ao que tudo indica saimos todos satisfeitos e dispostos a retornar à labuta.



Serviço:
Feijoada Sem Nome
Avenida das Américas, 500 - bloco 22 - loja 107
Shopping Downtown
Tel: 21 2492-2995

R$ 19,90 a feijoada individual


Semana que vem começa tudo de novo !

2 comentários:

  1. Sorte nossa ter nascido e morar aqui. Sempre trabalhei próximo ao mar e era complicado na hora do almoço ver as pessoas de sunga e maiô...mesmo quando trabalhei e m São Cristóvão ainda assim estava perto do mar (ora, não tem uma prainha no Caju, onde foi a Casa de Banhos de D. João VI?).E falando em feijoada, comi a do Devassa aqui do Flamengo (pas mal como diria os franceses). Abraços

    ResponderExcluir
  2. é isso aí Jorge, pura tentação ! aquele abraço !

    ResponderExcluir