domingo, 16 de junho de 2013

Feijoada de Rolo

Santa Teresa tem um estilo peculiar para um bairro de cidade grande. Seus casarios que descem pelas encostas encantam pelos salões e vista privilegiada. Os habitantes do bairro se adaptam a um tempo diferente. Seja pela espera do temporariamente extinto bondinho ou pelo hábito de andar a pé, subindo e descendo as ladeiras do bairro. Um dia morarei numa dessas casinhas simpáticas, com pé direito alto, amplos espaços e uma varandinha com rede. Enquanto este dia demora a chegar passeio pelo bairro namorando meu projeto.



Foi numa tarde junina que voltamos ao Espírito Santa, restaurante da chef Natacha Fink alojado num casarão de 1875 e especializado em gastronomia amazônica. Apesar do bem decorado salão interno, o charme mesmo é a varanda externa com direito à integração com a arquitetura do bairro e ao espetáculo do anoitecer.

Fomos provar a Feijoada de Rolo, uma releitura curiosa do prato, composto de uma fina camada de massa de arroz tipo crepe frita com recheio da mistura e acompanhada de couve crocante e laranja. Uma delícia que acompanhamos com a caipisanta de morango com jambu, folhagem típica do Norte que deixa o paladar levemente adormecido ao mastigar. Brincadeira gostosa !

Na sequência pedimos pratos de peixe do criativo cardápio. Desta vez foi o Namorado da Viúva e o Peixe no Pacotinho. A sutileza é algo que pertence e identifica a expertise da chef Natacha. Os sabores vão surgindo aos poucos, e a cada nova investida vão crescendo no paladar.

Definitivamente um local que sempre merece o retorno para testar novas combinações. 



O restaurante fica na principal rua de acesso ao bairro, e costumava alegrar os clientes com a passagem do bonde. Nas noites de 6a a partir das 21h e tardes de domingo a partir das 17h o DJ Zod realiza sua Tertúlia preparando o espírito dos clientes para uma experiência gastronômica única.



“O Espírito Santa é um espaço de cultura gastronômica brasileira contemporânea onde se valoriza acima de tudo os insumos nativos das diferentes regiões do país. Destaco a Amazônia porque é de lá que eu venho e, não há maneira de apagar os fortes registros de sua biodiversidade presentes na minha alma e refletidos no meu trabalho como Chef de Cozinha”.

Natacha Fink


Serviço:
Espírito Santa
Rua Almirante Alexandrino, 264 - Largo dos Guimarães, Santa Teresa.
Tel (21): 2507-4840
http://espiritosanta.com.br/
Horário de Funcionamento: diariamente de 12h às 00 h, exceto terças feiras. 
No domingo, a casa funciona das 12h às 22h.

R$ 24,90 a feijoada de rolo



A chef Natacha Fink investe na sustentabilidade do restaurante e valoriza os produtos locais. Os legumes e hortaliças são orgânicos e produzidos na Fazenda Cafundó, em Petrópolis, no Rio. Todos os peixes utilizados são da Amazônia cuja produção está garantida através de projetos de manejo sustentável, não fazendo parte da lista de espécies em extinção. A compra também respeita os períodos anuais de reprodução de cada espécie. Além disso, há coleta seletiva de lixo e aproveitamento da água da chuva.

Medidas sociais também fazem parte do Espírito Santa. A casa apoia um projeto de capacitação de jovens das comunidades de Santa Teresa na área de gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário