sábado, 29 de julho de 2017

Porquinho à Paulista Dia 2 - Casa do Porco

Dia 2 - Casa do Porco

Pesquisando na Veja SP encontrei a Casa do Porco, que convenhamos, tem tudo a ver com o blog. Meu amigo Paulo (o mesmo do Dia 1) confirmou ser um espetáculo e marcamos no meio da tarde para encontrar.


Eram 14h45 de uma terça feira gélida e o local estava lotado. Fila de espera de 30 minutos e só na calçada do lado de fora com frio amenizado pelos aquecedores. Lá dentro uma casa com ambiente temático onde logo se percebe que do porco tudo é aproveitado.

 

Já sentados numa mesa tipo comunitária pedi sugestões ao amigo que logo desfiou seu conhecimento do menu sugerindo algumas porções para provarmos como o tartar de porco. Foi neste momento que lembrei das aulas de vermes que tive no colégio e disse que não toparia. Pedi então ao garçom para dar uma olhada no menu onde percebi a sugestão "De tudo um porco" para quem está curioso sobre o que é servido naquele ambiente.

Meu, mano, brother, cara, dude, foi a melhor pedida para um iniciante no local. Uma sequência de pequenas porções farão vc mudar a percepção do que são as carnes de porco.

Começamos com finas fatias de presunto royal e pancetta feitos ali mesmo acompanhados de pão e entretenimentos.

 

Eu não sabia mas logo na sequência descobri que me aguardava o tal tartar de porco. O que fazer ? Trocar seus conhecimentos colegiais por uma experiência desconhecida e incerta ? Sim ! Há que se arriscar nesta passagem. Para o meu deleite o tartar elevou imensamente o meu prazer fazendo abandonar, temporariamente, as aulas da infância. E meu amigo com aquela cara de: Eu te disse, eu te disse.

O tartar de porco maturado servido com tutano e cogumelo veio acompanhado do inusitado sushi de papada de porco com tucupi preto e nori.

Na sequência veio a sanguiça (linguiça de sangue) com tangerina e broto orgânico fazendo par com a costelinha suína com algas marinhas, arroz e alface romana.

Depois o croquete de porco com mostarda de tucupi e pimenta fez par com a barriga de porco com cebola roxa e pimenta fermentada montados no pão no vapor.

Passamos para a versão da casa para o virado à paulista com carne de porco, feijão, couve, linguiça e ovo de codorna ladeado pelo torresmo de pancetta com molho de goiabada.

 
 

Como prato principal o San Zé, que entendi ser a versão da casa para a feijoada, composto de porco, tutu de feijão, couve, tartar de banana e farofa de alho.

 

O menu "De tudo um porco" terminava aqui e para sobremesa pedimos repeteco do torresmo com molho de goiabada. O cafezinho para fechar vem acompanhado de queijo e doce. Opa, este doce tem gosto de gordura ? Sim respondeu o garçom, é bacon. Chorei.

 

Essa é hora que vc sente gratidão pela experiência compartilhada com amigos. Apesar de individual este menu é perfeito para dividir com alguém especial como a Naná que me acompanhou nesta (e em todas) viagem gastronômica.


Serviço:
Casa do Porco
Rua Araújo, 124 - República, São Paulo, SP
Tel: (11) 3258-2578

https://www.facebook.com/acasadoporcobar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário