sábado, 19 de julho de 2014

Beliscando no Adelos

O Adelos estava na minha lista por vários motivos: fica na minha região preferida da cidade, tem música ao vivo e porque havia conhecido o cozinheiro numa das reuniões da confraria Água no Feijão que me havia comentado sobre a feijoada. Mas o que reavivou meu interesse foi a indicação da Eugênia, autora do site Agenda do Samba e Choro, e que recentemente incluiu o restaurante como uma das melhores dicas da cidade no Catraca Livre.



O nome do restaurante faz referência à história do Centro da cidade. Localizado na esquina das Ruas do Mercado e a Travessa do Tinoco, originalmente Beco dos Adellos, por ali estarem localizados os adelos, indivíduos que vendiam coisas e móveis de segunda mão. 

Neste sábado foi a comemoração de 3 anos à roda de choro Beliscando sempre aos sábados de feijoada e com muitos músicos convidados. O Beliscando (nome de uma música do Paulinho da Viola) tem Leandro Montovani no violão, Abel Luiz no cavaco solo, bandolim e violão tenor, Joana na flauta e sax, Rafael Mallmith no violão 7 cordas, Marcos Tannuri no cavaco e Anderson Balbueno no pandeiro.


O sucesso do restaurante não veio ao acaso. Os sócios acumulam experiências em outras casas que costumam repassar para formar novo conceito. Coisa de quem sabe o que faz. A feijoada também é servida às 6as feiras, sendo que o gerente Pedro (na foto abaixo) alerta que a fila de espera é usual e nunca sobra feijão na panela. Para mim ficou claro, e para vc ?


A casa oferece um variado cardápio de cervejas especiais em garrafa. Nossa tarde foi entre os litrões da Bohemia e Quilmes, finalizando com a Serra Malte. A feijoada é servida em porções para 1 ou 2 pessoas, sendo esta a nossa opção e que serviu bem 3 pessoas. A cumbuca de carnes magras é acompanhada de arroz e farofa empratados, torresminho, linguicinha, couve mineira, laranja seleta e batidinha de limão. O feijão agradou até nossa acompanhante vegetariana Adriana.  




Com a espetacular performance do Beliscando passamos uma tarde super agradável de sábado de inverno.

Serviço:
Adelos
Rua do Mercado, 51 - Centro
Tel (21) 2516-1734

R$ 37, a feijoada para 1 (serve 2)
R$ 75, a feijoada para 2 (serve 3)


sexta-feira, 4 de julho de 2014

Terraço Lagoa

Se o futebol é o ópio do povo, a feijoada é sua representação nacional mais querida, mais cantada e mais degustada. Quando pensamos em reunir a família e os amigos para comemorar, a feijoada vem logo à frente do cardápio. De fácil preparo, uma vez pronta basta mantê-la aquecida e para cada um servir no seu tempo e na sua porção. 

 Junte feijoada e futebol e a festa terá sempre o sabor da vitória !


O Terraço Lagoa é uma iniciativa de uma dupla de gringos que enxergou a possibilidade de faturar durante a realização da Copa no Brasil. O amplo espaço está situado no antigo Estádio de Remo da Lagoa, com área coberta e aberta para o belíssimo cenário da Lagoa Rodrigo de Freitas.


O ingresso incluía open bar com horário restrito. A feijoada foi servida no buffet com as carnes misturadas, o que para mim não tem problema, muito pelo contrário pois ajuda a misturar e apurar o gosto do feijão. A espera na fila era amenizada com shots e caldinho de feijão.





O evento FeijoaJay teve receita do Diógenes Queiroz, promoter badalado que comandou este ano a lista VIP dos eventos do Carnaval mais disputados da cidade, garantindo assim a presença da juventude dourada da cidade. 



O resultado do jogo foi o esperado, apesar de sofrido, e assim o Brasil chega às semi-finais enfrentando a vigorosa Alemanha. 


Mostra tua força Brasil,
e bota Fé na chuteira,
que a Copa não é de brincadeira,
é Hexa na Raça, Brasil !


Serviço:
Terraço Lagoa - Complexo Lagoon
O valor dos ingressos varia conforme o evento.

http://www.terracolagoa.com.br/

Sobre a Copa 2014

Não sou muito supersticioso e nesta Copa decidi visitar locais diferentes e vestir uma camisa diferente para cada jogo, afinal o resultado depende exclusivamente do talento dos atletas. Pensamento positivo sempre. Uma mandinga aqui e ali não faz mal a ninguém. Somos o país da diversidade de culturas, religiões e raças.

Meu primeiro título foi em 1970. Tricampeões !!! A seleção vivia seu período áureo com Pelé enquanto o Brasil corria ladeira abaixo a golpes de tiro, porrada e bomba na política. Na economia o mote "Este é um País que Vai pra Frente !" comprometeu o país por décadas seguintes com a dívida externa. As torcidas internacionais invadiram organizadamente a nossa cidade, trazendo um turbilhão de animação, alegria e cores.

Se vc ainda não andou pela praia de Copacabana, nem sentou num boteco ou quiosque da orla não sabe o que está perdendo. Antes e depois dos jogos, perdendo ou ganhando, nossos visitantes declaram sua simpatia e dão um show de convivência pacífica. Acho que o Brasil já saiu vencedor antecipado desta Copa.

Que nossos visitantes levem suas melhores lembranças dos períodos que aqui passaram.