sábado, 19 de setembro de 2015

De bar em bonde

Aproveitamos o retorno do Bonde de Santa Teresa e a visita de amigos à cidade para um post sobre este bairro único.


Totalmente remodelado, sem porém perder o charme original, o bonde opera agora com mais segurança e capacidade restrita para 32 passageiros. As saídas são a cada 15 minutos até às 16h.

Embarcando na estação Carioca, o bonde olímpico está em fase de evento-teste, com o trajeto único sem paradas até o Curvelo.


Santa Teresa tudo encanta. Seus trilhos, suas cores, suas formas. Passear por suas ruas é redescobrir o tempo e o olhar.

A partir dali seguimos a pé até a primeira parada não programada mas desejada: o cremoso chopp acompanhado dos macios e suculentos croquetes de carne da Adega do Pimenta.



Já no Largo dos Guimarães, onde o bonde voltará a chegar em breve, visitamos o Mineiro para mais uma rodada, agora com cerveja e pasteizinhos de feijoada, afinal se vai para o blog algo de feijão ou porco tem que dar o ar da graça.

E graça não faltou no nosso passeio. A graça das companhias, da amizade e do bom tempo que passamos juntos. Até o bonde era de graça !



Rumamos então para a Ladeira de Santa Teresa, na esquina do Bar do Serginho, ponto de encontro dos irmãos e irmãs Carmelitas, para uma descida confortável até a Escadaria Selarón.

Incrível o trabalho deste artista chileno falecido em 2013 e que desde os anos 90 trabalhava incessantemente no mosaico de azulejos da sua obra tombada em 2005 como patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Cada degrau e cada parede nos contam uma estória diferente, vinda da azulejaria de todo o mundo.




Percorrendo toda a escadaria chegamos ao burburinho da Lapa com direito à pose para foto do Aqueduto.

Nossa próxima parada, a Rua do Ouvidor, onde aos sábados a música impera alternada com jazz ou samba.

Instalados na mesa da Confraria do Chapéu Panamá, na altura do Antigamente, pedimos pastéis, muitos pastéis de costela, cerveja gelada e caipirinha de abacaxi com pimenta.

Era hora de relaxar e curtir todo o ambiente desta Mui Leal e Heroica Cidade de São Sebastião que a todos sempre recebeu muito bem !

A noite vem chegando e o César desponta na discotecagem enquanto pedimos as saideiras.


Dali via metrô para a Tchijuuuca ! A Filó, as batidinhas e as comidinhas do Momo nos aguardavam para o toque final.

Nossos valentes amigos passaram com louvor no teste de resistência. Brava gente Brasileira !


Este post é uma homenagem ao bairro de Santa Teresa e em memória do Seu Nelson, motorneiro que tanta gente feliz transportou. Um brinde !


Serviço:

Estação Carioca do Bonde
Acesso pela Rua Senador Dantas (metrô Carioca)

Adega do Pimenta
Rua Almirante Alexandrino, 296
Tel 21 2224-7554
Bar do Mineiro
R. Paschoal Carlos Magno, 99
Tel: 21 2221-9227

Antigamente
Rua do Ouvidor, 43
Tel 21 2507-5040