domingo, 28 de junho de 2009

Feijoada do Casseta

Nosso blog foi consultado por uma amiga organizadora de eventos sobre dicas para uma feijoada de aniversário para 200 pessoas. Sugerimos umas duas panelas diferentes e a escolha foi a Tia Elza para comandar a cozinha.
Tudo muito bem ambientado para a noite de São Pedro, só faltou mesmo a fogueira para agradar o Santo. A feijoada da tia é uma referência para o bom Carioca que comprovadamente conseguiu repetir o esmero do seu próprio quintal. Aliás, o blog faz um apelo aos vizinhos da tia no Horto: não deixe o samba morrer, nem a feijoada da tia Elza acabar !
Pena que cheguei tardiamente e perdi o D2 cantando para filha O Sapo Não Lava O Pé ! Ô Hélio, não esquece de mim na próxima ! Parabéns pela bela festa ! Saúde !






Agora, cachacinha mesmo, se é que os santos gostam, tinha para degustação e composição das caipirinhas do mestre Alex. Todas artesanais como a Chacrinha que está no mercado desde 1864 e a Salva Geraes que muito se assemelha a um uísque envelhecido. Não prestou...


Dica do blog: leve sempre seu analgésico favorito quando for enfiar o pé na jaca !

sábado, 20 de junho de 2009

Hipódromo

Guardo com carinho muitas das melhores lembranças da minha vida no entorno da Praça Santos Dumont na Gávea. Foi ali, na Escola Municipal Manoel Cícero, que fui alfabetizado pela minha professora e mãe. Minha primeira namoradinha na infância. A visita ao Corpo de Bombeiros. A casa da avó da minha namorada da adolescência. O show da Legião Urbana no Jockey Club. O chopinho garantido a qualquer hora no fim de noite. É justamente ali no Baixo Gávea, que se mantém como legítimo guardião das estórias do ex-vizinho Cazuza, o restaurante Hipódromo, onde simpatia e fartura graçam o tempo todo.



Começamos com aperitivo de Cachaça Magnífica e linguicinha na brasa, enquanto aguardávamos a chegada dos amigos que vieram prestigiar a passagem pela cidade do André, irmão outlander do Daniel. Este blog afinal, existe para manter os amigos unidos, sempre com alguma desculpa para nos encontrarmos, seja a necessidade do novo post, ou como neste caso, a chegada de um ilustre visitante.




O nosso garçom Assis, por assim dizer, nos assistiu o tempo todo ! A feijoada que pronunciadamente serve a duas pessoas foi pedida na proporção de duas para oito pessoas, e não houve quem reclamasse de satisfação... Perfeitamente composta nos seus pertences, muito impressionou a apresentação de suas cores e formas. Deliciosamente balanceada. Muitas risadas, gargalhadas e constatações com apoio psicológico durante nosso evento, ficamos com a sensação de que o ser humano é realmente uma coisa bacana.







Serviço:
Hipódromo
Praça Santos Dumont, 108
Tel. 21 2274-9720
R$ 51,90 a feijoada para 3 pessoas (com certeza)

Dica do blog: aproveite o restante da tarde para fazer uma fezinha no Jockey Club e/ou dar uma volta na Lagoa para curtir o visual...

Sobre o Hipódromo da Gávea

No dia 11 de julho de 1926 foi inaugurado o Hipódromo Brasileiro, hoje conhecido como Hipódromo da Gávea. Em 1933, a 6 de agosto, foi realizado o primeiro Grande Prêmio Brasil, com dotação de 300 contos de réis, tendo sido vencedor o cavalo "Mossoró", que segundo se fala quase foi levado no colo pela multidão, que presente ao hipódromo vibrava com a vitória do Tordilho. Concomitantemente foi instituido o Sweepstake, a famosa loteria, que tanto sucesso havia alcançado na Europa. Hoje o Jockey Club Brasileiro realiza as suas corridas às segundas-feiras à noite a partir das 18:30, às sextas à tarde a partir das 16:30 e aos sábados e domingos a partir das 14 horas, tendo sempre uma prova clássica, onde se apresentam os melhores cavalos. De todos os Grandes Prêmios realizados nos diversos hipódromos brasileiros, o Grande Prêmio Brasil, marcado para o mês de agosto, tornou-se a prova de maior expressão do turfe nacional, além de ser conhecida mundialmente. Em dia de sua realização, o Hipódromo da Gávea recebe mais de 50.000 pessoas.

sábado, 6 de junho de 2009

Feijoada 5 estrelas

Encravado entre a pedra e o mar, o Hotel Sheraton Rio é um dos points preferidos de cariocas em busca da harmonia entre o paladar e o visual.



Aos sábados o hotel oferece um espetacular buffet de Feijoada, assinada pelo chef Rogério Siqueira, com as opções vegetariana, frutos do mar ou gorda mesmo, pra quem não tem medo do colesterol ! Tudo isto embalado ao som do chorinho do grupo Cordas Douradas...



Quem cuidou de nós com maestria foi o Reginaldo, sempre pronto a oferecer mais um caldinho, mais uma cachacinha, um torresminho, e assim passamos a tarde inteira apreciando as variedades do buffet e da bela vista da praia do Leblon.





Feijoada é realmente uma refeição a ser compartilhada com amigos, bom papo e muito, muito tempo para brincar de ir e vir ao buffet...




Na mesa vizinha conhecemos a história da Geruza, que retornava com seu marido e filho ao hotel em comemoração a tantos anos de casamento que começou ali mesmo, numa troca de olhares...



Trilha sonora da Feijoada:



O blog Feijoadas Cariocas agradece o simpático convite da Dolores, gerente do hotel, que nos recebeu com muita simpatia típica de uma carioca argentina !


Serviço:
Rio Sheraton Hotel - Restaurante Mirador
Av. Niemeyer, 121
Tel 21 2274-1122
http://www.sheraton-rio.com.br/

R$ 65,00 a Feijoada e demais pratos do buffet com sobremesa

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Hoje é dia de boteco !

De 29 de maio a 28 de junho, o público percorre os botecos participantes do concurso gastronômico Comida di Buteco e faz sua avaliação, por meio de uma cédula de votação que, depois de preenchida, será depositada em uma urna lacrada, dentro de cada bar, para posterior recolhimento semanal pelo Instituto de Pesquisas Vox Populi. Na cédula, o participante votará na qualidade do tira-gosto concorrente, na temperatura da bebida, na higiene do boteco e na qualidade do atendimento do estabelecimento visitado. Para o voto ser validado, todas as perguntas da cédula devem estar preenchidas, sem rasuras ou emendas. O troféu é entregue aos três primeiros colocados em cada quesito citado acima (tira-gosto, temperatura, higiene e atendimento) e os outros botecos participantes recebem certificados de participação no concurso.

Confira no site:
www.comidadibuteco.com.br

Aproveite pra tirar as dúvidas sobre a cerveja e seus efeitos

1 . A CERVEJA MATA?
Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos boazudas.

2. O USO CONTINUO DO ALCOOL PODE LEVAR AO USO DE DROGAS MAIS PESADAS?
Não. O álcool é a mais pesada das drogas: uma garrafa de cerveja pesa cerca de 900 gramas .

3. CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA?
Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas entrevistados preferem uísque.

4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO?
Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga.

5. CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXOS DOS MOTORISTAS?
Não. Uma experiência foi feita com mais de 500 motoristas: foi dada uma caixa de cerveja para cada um beber e, em seguida, foram colocados um por um diante do espelho. Em nenhum dos casos, os reflexos foram alterados.

6. A BEBIDA ENVELHECE?
Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma idéia, se você deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos.

7. A CERVEJA ATRAPALHA NO RENDIMENTO ESCOLAR?
Não, pelo contrário. Alguns donos de faculdade estão aumentando suas rendas com a venda de cerveja nas cantinas e bares na esquina.

8. O QUE FAZ COM QUE A BEBIDA CHEGUE AOS ADOLESCENTES?
Inúmeras pesquisas vinham sendo feitas por laboratórios de renome e todas indicam, em primeiríssimo lugar, o garçom.

9. CERVEJA ENGORDA?
Não. Quem engorda é você.

10. A CERVEJA CAUSA DIMINUIÇÃO DA MEMÓRIA?
Não estou lembrado, mas acho que não.