domingo, 17 de outubro de 2010

Feijão Pantaneiro

Em busca de aventura, o blog alcança a cidade de Poconé, distando 100 km de Cuiabá, e uma das últimas fronteiras com a civilização, para a partir dali seguir os cerca de 150 km da Rodovia Transpantaneira. Situada no estado do Mato Grosso a região abriga uma das maiores diversidades de ecossistemas conhecidos. Se vc gosta de fauna e flora, meu amigo, seu lugar é o Pantanal. Na época da seca nem precisa muito esforço, basta esticar o pescoço da janela do carro.




Passados cerca de 25 km chegamos à Pousada Curicaca, um dos poucos refúgios ecológicos onde a mata nativa e o rio emolduram as instalações, incluindo um laboratório para biólogos e pavilhão específico para turismo educacional em fase de finalização. Tudo pensando nas gerações futuras.

A pousada já foi chamada de São Sebastião do Pantanal até ser repassada para os atuais sócios, um deles, meu amigo Mário Timiraos, um espanhol meio doido que se emburaca pelos recantos inóspitos do Brasil, fazendo o que nós, brasileiros, deveríamos fazer: promover o turismo de forma sustentável defendendo a nossa maior riqueza, a Vida.

Venha preparado para acordar cedo e acompanhar o tamanduá e quatis que passeiam pela mata enquanto macacos bugios gritam e aves diversas se comunicam alegremente. Houve quem saiu e percorreu kms em expedição atrás de onças, para no retorno, encontrar ali mesmo mãe e filhote juntos. Quando a noite cai é só apontar sua lanterna para o riacho e encontrar na água os faróis amarelos imóveis dos jacarés.





Passeio imperdível é o do Rio Novo na canoa com o Dito, bem devagarinho e em silêncio. Passarinheiros do mundo todo se encontram aqui para observar as belezas da Natureza.




Enquanto uns olham pra cima, outros olham pra baixo... onde está Wally-Gator ?




Fomos conhecer a fazenda Piuval, uma das maiores da região e que oferece passeios a cavalo e de barco. Neste dia também almoçamos comida típica como carne de vaca com banana verde, pacu (peixe) e um gostoso feijão pantaneiro para registro do blog.






No Pantanal, como em qualquer outro lugar, a lei é a do mais forte. Naquele dia jacaré virou filé.



Serviço:
Curicaca Lodge Ecológico
Rodovia Transpantaneira, km 25
Tel 65 9951-9157

http://www.curicaca.com/
http://curicaca-tourmix.blogspot.com/

Na foto, Mário e Juma ! brincadeirinha viu Rosa ? vira onça não, pelamordedeus !



Fique com a canção pantaneira do Ademir ! Se vc pedir ele tocará todas as noites após os deliciosos jantares da Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário