domingo, 4 de dezembro de 2011

Projeto Mauá

O Morro da Conceição é um velho conhecido do blog quando fizemos nossa iniciação no Projeto Mauá, nesta região mais recentemente conhecida como Porto Maravilha devido aos investimentos planejados para sua revitalização. É, lá se foi a minha casinha com cadeira na calçada...

Subimos mais uma vez a ladeira para conferir a programação na semana de sua padroeira Nossa Senhora da Conceição. Entre uma cerveja e um pastel nos instalamos na rua para assistir às finais do Brasileirão. Homenagem ao Doutor Sócrates, primeiro tempo ruim para o Mengão e mudança para a mercearia onde o final foi mais feliz, ao menos para os flamenguistas...

Tivemos a companhia do legítimo escocês Jim, que naturalmente adora cerveja e futebol, mas precisou entender melhor para quem torcer e ainda bem que teve tempo suficiente !




O Projeto Mauá é uma boa chance para conhecer os artistas locais que durante o evento abrem as portas dos seus ateliers devidamente sinalizados. É muito interessante percorrer as ruelas, becos e escadarias do Morro, que diga-se, não é favela, e se integrar à formação histórica da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Na parte de cima a Fortaleza da Conceição construída em 1711 para defender nossas terras dos invasores franceses. Ali embaixo a Praça Mauá, o Largo da Prainha e a Pedra do Sal, berço do samba. Também por ali o principal entreposto da comercialização dos escravos. Seus casarios e telhas ainda atestam os traços de um tempo que não volta mais. Melhor assim.




Desta vez, nem o Baião de Dois da mercearia, nem feijoada e nem mesmo um caldinho de feijão para contar a história do Morro. Só pastéis, churrasquinho e caipirinhas. Fazer o que né ? Alguém bem que podia estimular a feijoada neste dia. Alô Imaculada, cadê você ?




Fim de jogo. Entre mortos e feridos, Vasco, Fluminense e Flamengo na Libertadores, o que não é nada mal para reconstrução da imagem do futebol carioca. Na sequência, Escravos da Mauá com o Fabuloso Grupo Eu Canto Samba se apresentam para o seleto público de adoradores do samba com a benção de Nossa Senhora. Agora, só ano que vem, ou quase toda 6a feira no Largo da Prainha, assim que retirarem os tapumes !



Será esta a oportunidade que o Morro terá vez ?



O Morro Não Tem Vez
(Tom Jobim)

O morro não tem vez
E o que ele fez já foi demais
Mas olhem bem vocês
Quando derem vez ao morro
Toda a cidade vai cantar

Samba pede pasagem
O morro que só estar
Abram alas pro morro
Tamborim vai falar
É 1, é 2, é 3, é 100
São 1000 a batucar
O morro não tem vez
Quando derem vez ao morro
O mundo inteiro vai cantar
Samba pede passagem
O morro quer se mostrar

Abram alas pro morro
Tamborim vai falar
É 1, é 2, é 3, é 100
É 100 a batucar
O morro não tem vez
Mas se derem vez ao morro
O mundo inteiro vai cantar
Vai cantar, vai cantar



Serviço:
Projeto Mauá
www.projetomaua.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário