O mundo não acabou, mas vai que...
Na dúvida fui comer a última feijoada, que neste calor é assunto para profissionais. No caso, eu e o Dani, o sujeito que me convenceu a iniciarmos juntos o blog Feijoadas Cariocas.
Nos encontramos na esquina das ruas da Quitanda com Sete de Setembro e rumamos ao mar em busca de alguma novidade. Atravessando o Arco do Teles e portanto adentrando a Travessa do Comércio, um cavalete nos chama atenção.
Paramos, soubemos que naquele sobrado havia morado Carmem Miranda e movidos pela história musical do país decidimos subir a escadaria para checar. No ambiente simplório de pé direito alto e construção portuguesa, vc logo percebe a sabedoria dos antigos para a aeração, onde apesar da falta do ar condicionado, alguns poucos ventiladores de parede davam conta do calor externo.
Pedimos a feijoada para 2 sem a menor pista do que viria, sendo surpreendidos quando um caldeirão fumegante de carnes e feijão chega à mesa, acompanhado de uma travessa de arroz, couve e torresmo, além de farofa e laranja seleta picada à parte.
Naquele momento julgamos, pela quantidade, que o prato serviria 3 pessoas. É sabido que não se deve julgar pelas aparências e já na primeira garfada entendemos que o mesmo prato talvez não chegasse a dar conta para mais do que 2 comensais.
As carnes desmanchavam no garfo, sem necessidade de faca, o feijão misturado às pequenas porções de carnes era de sabor intenso. A farofa molhadinha na manteiga. O torresmo um pecado de tão macio. O arroz soltinho. Uma parada para a foto oficial do blog e outra para o registrar a lembrança da Kely.
O que o sujeito pode querer mais ? Batidinha claro ! De limão para abrir o apetite e um bom molho de pimenta para aguçar o paladar.
A casa que foi explorada como pensão por Dona Maria, mãe de Carmem Miranda que lá morou de 1925 a 1932, é Patrimônio Cultural Carioca. Abriu há cerca de 4 meses e funciona à noite com karaokê. Durante o dia, o cozinheiro Francisco domina as panelas.
Serviço:
Carmen Miranda In House Club
Travessa do Comércio, 13 - Praça XV
R$ 29, a feijoada para 2
De volta ao trabalho e à tradicional chuva de papel picado do Centro !
PS: Se o mundo não acabar mesmo, estaremos aqui na próxima semana !
PS: Se o mundo não acabar mesmo, estaremos aqui na próxima semana !
;)