domingo, 30 de novembro de 2014

Cluster

Gastronomia, arte, moda e música tudo junto e misturado para o descolado público em busca de novidades e tendências. Assim é o Cluster, evento bimestral que comemorou 2 anos neste domingo no belo Solar das Palmeiras no bairro de Botafogo.  


 

Fui em busca de diversão e material para o post da semana e acabei encontrando na barraquinha Mané Maná o sanduba Shangai Pork Belly, feito de barriga de porco, picles caseiro e montado no pão francês.

 

Um pouco mais de pesquisa e provamos também o hamburguer bovino no pão de abóbora com queijo gouda, molho shoyu e ketchup de goiaba. Hmmmmmm ! Amélia é que era mulher de verdade !

São muitas opções para beliscar. A organização do evento providencia um cardápio impresso mas recomendo comer com os olhos antes para escolher o que degustar. 

 
 

Para comer é preciso encarar a fila do caixa e comprar os tíquetes que servem como moeda local, portanto dê uma boa olhada primeiro no que pretende consumir para uma boa dinâmica do seu tempo. O evento se estende até à noite quando toma ares de festa. Para saber a próxima edição fique atento à pagina do evento no Face.

 


Serviço:
Cluster
Rua das Palmeiras, 35 - Botafogo
https://www.facebook.com/ocluster

Entrada grátis 

domingo, 23 de novembro de 2014

Feijoada na laje

Sendo vc morador ou não da cidade do Rio de Janeiro, já deve ter ouvido a expressão "na laje" cunhada pelo inventivo povo carioca e que serve para identificar o local de um evento do tipo caseiro.

A origem desta expressão vem dos morros cariocas, onde é comum reunir os amigos para uma cervejinha na laje, um churrasquinho na laje ou neste caso, uma feijoada na laje.

Além de uma bela vista, uma boa laje pode contar com os equipamentos necessários para organizar o evento e também um banheiro para evitar o sobe e desce.

 

A laje deste post é do terraço de uma casa no Vidigal com vista privilegiada para o mar. O cozinheiro, o amigo Leandro, cuja receita leva 3 dias no preparo, não tem sal e não é provada até a hora de servi-la. 

O caldinho do feijão batido já denunciava que a feijoada seria um espetáculo. O Leandro reforça o caldeirão com as carnes de A a Z. Costumo dizer que apesar de não comer as carnes gordas, estas são indispensáveis para apurar o sabor da feijoada.

Um freezer de cerveja gelada abastece os convidados que tem como única preocupação controlar a brisa que vem do mar.

 

Na laje do Leandro não faltam simpatia, animação, sempre tem lugar para mais um e é diversão garantida.


"Venha pra cá, venha comigo!
A hora é pra já, não é proibido.
Vou te contar: tá divertido,
Pode chegar!

Vai ser nesse fim de semana (uh)
Manda um e-mail para a Joana vir (uh)
Woo.. Uh!

Não precisa bancar o bacana (uh)
Fala para o Peixoto chegar aí! (uh)

Traz todo mundo, 'tá convidado, é só chegar.
Traz toda a gente, 'tá liberado, é pra dançar,
Toda tristeza deixa lá fora; chega pra cá!"

Valeu Leandro !


sábado, 22 de novembro de 2014

Mondial de La Bière

Cerveja, comida com alto teor de gordura e rock and roll. Tudo junto e misturado em beer trucks, stands de vendas e quiosques. Esta é a receita de sucesso do Mondial de La Bière para atrair a crescente massa de apreciadores do lúpulo.




Difícil mesmo é escolher o que degustar entre tantas opções. No site do evento vc tem acesso à lista detalhada de produtos por tipo e preço. O ingresso à feira inclui o copo para as degustações. As doses de 200 ml variam entre 5 e 10 reais na média para produtos mais bem elaborados. Uma boa dica é formar um grupo e provar um pouco de tudo. 

Logo na entrada o stand Ampolis trouxe as divertidas Cacildis e Biritis para brindarmos o início de uma intensa tarde.


Particularmente gosto de sabores mais intensos. O Petit Pub trouxe rótulos inéditos e lançamentos como a bela tripple de 600 ml da Green Flash por R$ 30.


No The Beer Planet Club encontramos o amigo Padilha, sommelier de cervejas que promove um clube de cervejas por assinatura com recebimento de 4 rótulos por mês. É possível escolher o perfil de iniciante a avançado ou ainda um mix de rótulos.


Pausa para forrar o estômago. A feijoada na feira é servida na versão bolinho do Aconchego Carioca mas o nosso foco era o porquito mexicano do Ogrostronomia e o hamburguer do Hell's. 

Isto sim é comida de verdade ! Dieta é para fracos.




Na volta aos stands visitamos a Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, uma iniciativa da secretaria de turismo para promover esta mais nova vocação das montanhas do estado.

Esta é a segunda edição do evento no Brasil e já consolidado como o mais importante festival internacional de degustação e difusão da cultura cervejeira no país. Além de mais de 600 rótulos de cervejas especiais para degustação, o evento oferece aos visitantes um extenso segmento educacional com workshops e talk-shows.

Na minha singela opinião destaco os stands Backer das Geraes com uma espetacular cerveja de trigo, o Invicta de Ribeirão Preto pela India 1000 Ibu e Saison à trois e ainda as cervejas Flip de gengibre e Naughty Grog black dos piratas do Weird Barrel. Provamos também a intrigante Chocolate Beer do Bodebrown de Curitiba.



A organização do evento disponibiliza água mineral para ajudar o fígado e a hidratação.


Serviço:
Mondial de La Bière, 20 a 23 de novembro das 14 às 23h
Terreirão do Samba - Rua Benedito Hipólito, s/nº, Praça Onze

http://www.mondialdelabiererio.com/

Fundado em 1994, sobre a governança de Jeannine Marois (presidente e co-fundadora do festival) e sua equipe, o Mondial de La Bière tornou-se o mais importante festival de cervejas internacionais na América. Além de Montreal (Canadá) o evento é realizado também em Mulhouse (França) e Rio de Janeiro (Brasil).