A edição deste ano, agora no Pier Mauá, alcançou um nível bem superior, seja pela diversidade dos produtores, seja pelo sempre agradável ambiente à beira do cais e ainda pela organização do evento que providenciou transporte gratuito para acessar o local a partir da Cinelândia.
Copo na mão e alguns objetivos em mente: encontrar amigos para indicar as novidades imperdíveis, beber o melhor possível e degustar algo bem gostoso para postar.
Visitando os stands descobrimos que a cerveja assumiu proporções estéticas em produtos como sabonete e loção pós-barba. Finalmente vc agora poderá voltar para casa com o mesmo aroma que deixou o lar ! É o fim das brigas com a patroa...
Primeira parada: Beer Toon. A grande sacada do cartunista Ique (ou Hick, dependendo do número de soluços) foi juntar sua arte com sua sede, trazendo para nós temas emblemáticos como a Delação Premiada, top hit do momento.
Aqui a recomendação do sommelier Rafael Torresini foi bastante precisa para deixarmos a Alquimia do Mestre Botto para o final devido à intensidade do paladar. Obedientes que somos, iniciamos com a Delação, uma Ipa com notas de maracujá e boa persistência.
Logo ali no vizinho Bode Brown que já formava filas perguntamos por duas recomendações imperdíveis e passamos então para a Hoptoberfest, feita especialmente para a Oktoberfest e uma Cacau Ipa.
É bom lembrar que alguns barris são abertos apenas para o evento e sempre importante chegar o mais cedo possível pois ao longo dos dias as grandes oportunidades vão se esvaindo, de gota em gota, para ávidos apreciadores do ouro líquido.
Conversa vai conversa vem descobrimos que havia um pequeno estoque de garrafas que devido a uma alteração no processo de fermentação não chegarão ao mercado para consumo. Hmmmmm...
Provamos então a Sour Ale que seria o sabor mais aproximado desta inusitada variação da Dubbel. A primeira impressão é o azedo que a caracteriza porém um retrogosto interessante aparece logo após trazendo notas diferenciadas, tamarindo dizem os especialistas.
Como não há garantia de que a garrafa Dubbel da sua escolha traga esta condição especial encomendamos duas garrafas com chances esperadas de no mínimo 50% de acerto !
Acho que a produção do evento poderia sugerir um mapa guia onde vc pudesse criar a sua própria experiência a partir da identificação de suas preferências. Eu por exemplo, gosto de cervejas fortes e com amargor equilibrado. Nada contra a experimentações, muito ao contrário, pois permite lavar a boca e partir para outros desafios.
Rumamos então para a Penedon que oferecia meio litro por R$ 25 com uso de um cartão magnético que libera o líquido em 8 diferentes torneiras. Assim vc pode provar um pouco de cada e retornar para suas preferências.
Nas torneiras da Penedon encontramos a Suklaata, uma Imperial Chocolate Stout medalha de ouro no MBeer Contest Brazil 2015, e outras como a Casa de Pedra, Strong Ale envelhecida em barris de carvalho e whisky, a Chile Red Ale com pimenta dedo-de-moça, a descolada Bauréti, uma Lager Rauchbeer em homenagem ao síndico e a levemente adocidada Honey Bock.
Vale notar que as provas nos stands são na maioria de 200 ml e que o valor mínimo é de R$ 6 portanto, no mínimo uma relação custo x benefício interessante.
Passei muitos dos meus vinte e pouco anos entre Penedo e Serrinha sendo para mim uma grata surpresa saber que a região agora lidera a produção de cervejas.
Pausa para a comida ! A área externa do cais estava repleta de food trucks. Eu que não sou bobo já havia passado pelo Aconchego Carioca e reservado o meu sanduíche de barriga de porco com cebolas caramelizadas.
Ainda melhor do que o servido no antigo Comedoria, possivelmente pela chapa quente que mantém a gordura em permanente sustentabilidade do ser. De quebra na espera degustamos um sonho, não um qualquer, mas daqueles que vc não quer abrir o olho para acordar, e neste caso de aipim e recheado de bobó de camarões. Kátia, vc é fodástica !
Fiquei devendo provar o burguer com compota de bacon do pequeno Jimmy mas tenho a impressão de que iremos nos encontrar no evento Bacon Experience do dia 5 de dezembro.
De volta ao salão para as saideiras, voltamos ao Rafael da Beer Toon para a Alquima, puro malte Imperial Ipa em parceria com Botto e na sequência a Atomga Cherry da Bode Brown com notas de cereja e corpo licoroso com uma belíssima tonalidade próxima da casca escura da cereja e a Red Ale da Buda Beer.
Que os Mestres cervejeiros alquímicos e os Deuses protetores do lúpulo, do malte, da cevada e de nós, mortais apreciadores, estejam sempre conosco ! Até o ano que vem !
Nosso muito obrigado à Paula Pizzi da Documennta Comunicação pelo honrado convite para participarmos desta edição.
Serviço:
Mondial de la Bière
https://www.facebook.com/MondialDeLaBiereRio/
Nenhum comentário:
Postar um comentário