sábado, 29 de julho de 2017

Porquinho à Paulista Dia 2 - Casa do Porco

Dia 2 - Casa do Porco

Pesquisando na Veja SP encontrei a Casa do Porco, que convenhamos, tem tudo a ver com o blog. Meu amigo Paulo (o mesmo do Dia 1) confirmou ser um espetáculo e marcamos no meio da tarde para encontrar.


Eram 14h45 de uma terça feira gélida e o local estava lotado. Fila de espera de 30 minutos e só na calçada do lado de fora com frio amenizado pelos aquecedores. Lá dentro uma casa com ambiente temático onde logo se percebe que do porco tudo é aproveitado.

 

Já sentados numa mesa tipo comunitária pedi sugestões ao amigo que logo desfiou seu conhecimento do menu sugerindo algumas porções para provarmos como o tartar de porco. Foi neste momento que lembrei das aulas de vermes que tive no colégio e disse que não toparia. Pedi então ao garçom para dar uma olhada no menu onde percebi a sugestão "De tudo um porco" para quem está curioso sobre o que é servido naquele ambiente.

Meu, mano, brother, cara, dude, foi a melhor pedida para um iniciante no local. Uma sequência de pequenas porções farão vc mudar a percepção do que são as carnes de porco.

Começamos com finas fatias de presunto royal e pancetta feitos ali mesmo acompanhados de pão e entretenimentos.

 

Eu não sabia mas logo na sequência descobri que me aguardava o tal tartar de porco. O que fazer ? Trocar seus conhecimentos colegiais por uma experiência desconhecida e incerta ? Sim ! Há que se arriscar nesta passagem. Para o meu deleite o tartar elevou imensamente o meu prazer fazendo abandonar, temporariamente, as aulas da infância. E meu amigo com aquela cara de: Eu te disse, eu te disse.

O tartar de porco maturado servido com tutano e cogumelo veio acompanhado do inusitado sushi de papada de porco com tucupi preto e nori.

Na sequência veio a sanguiça (linguiça de sangue) com tangerina e broto orgânico fazendo par com a costelinha suína com algas marinhas, arroz e alface romana.

Depois o croquete de porco com mostarda de tucupi e pimenta fez par com a barriga de porco com cebola roxa e pimenta fermentada montados no pão no vapor.

Passamos para a versão da casa para o virado à paulista com carne de porco, feijão, couve, linguiça e ovo de codorna ladeado pelo torresmo de pancetta com molho de goiabada.

 
 

Como prato principal o San Zé, que entendi ser a versão da casa para a feijoada, composto de porco, tutu de feijão, couve, tartar de banana e farofa de alho.

 

O menu "De tudo um porco" terminava aqui e para sobremesa pedimos repeteco do torresmo com molho de goiabada. O cafezinho para fechar vem acompanhado de queijo e doce. Opa, este doce tem gosto de gordura ? Sim respondeu o garçom, é bacon. Chorei.

 

Essa é hora que vc sente gratidão pela experiência compartilhada com amigos. Apesar de individual este menu é perfeito para dividir com alguém especial como a Naná que me acompanhou nesta (e em todas) viagem gastronômica.


Serviço:
Casa do Porco
Rua Araújo, 124 - República, São Paulo, SP
Tel: (11) 3258-2578

https://www.facebook.com/acasadoporcobar/

sábado, 22 de julho de 2017

Porquinho à Paulista Dia 1 - Mercado Municipal

Dia 1 - Mercado Municipal

Eu AMO SP. Sempre gostei de visitar mas passei a amar quando conheci a Sônia através de amigos em comum. Desde então só tive momentos e encontros maravilhosos com a cidade, seus personagens e habitantes.

Eu AMO mercado. Adoro os cheiros, os balcões, as cores e a dificuldade de ter que escolher algo único para o apetite daquele momento. Mas a minha amiga Sônia tem uma questão pessoal com o Mercado Municipal e nunca me levou lá.

Eu AMO mortadela. Disfarça e compra foi o mote de uma campanha antiga da Sadia e que me fazia rir muito pois eu nem precisava de disfarce para pedir a prima considerada muito pobre do presunto.

Dia 1 - Mercado Municipal

Fui ao Mercado em busca do super mega hiper blaster famoso sanduíche de mortadela (desprezado pela amiga pelo tamanho exagerado).

Logo na entrada fomos abduzidos pela barraca do vendedor de frutas exóticas que percebeu a nossa ignorância diante daquele mundo desconhecido. Enquanto explica cada uma o vendedor gentilmente oferece a prova para degustação. E na sequência você está envolvido numa técnica apurada de vendas onde é simplesmente impossível dizer não. Ao final vc obviamente termina comprando as frutas.

 

O Mercadão é um entreposto de finos produtos para a sua felicidade. São empórios, mercearias, açougues e peixarias para o mais puro deleite. A feijoada aqui é levada muito a sério com lojas especializadíssimas no corte das carnes.

 

Um rápido tour pelo mezanino do mercado indica a roubada que é escolher sentar em um dos restaurantes e brigar por uma mesa no horário do almoço estendido.

Descemos e escolhemos uma mesa afastada do burburinho da rua principal e próximo de uma entrada lateral na rua H, onde aguardávamos a chegada o amigo carioca Paulo Salerno, morador recente na paulicéia e desbravador da gastronomia e coligados.


Ali mesmo iniciamos nosso tour gastronômico. Sanduíche enfim, terás um fim útil para mim.

Uma infinidade de lojas oferecem o famoso sanduíche de mortadela. Analisando o menu entendi ser mais interessante o sanduíche de pernil que foi devorado com louvor e acompanhado por uma ruiva devassa. Missão cumprida.

 

Dali fomos levados para a Casa das Ostras, exatamente em frente à tal barraca de frutas exóticas na entrada da rua A que comentei. Entre ceviches e ostras degustamos o melhor chopp na pressão.

 

O Mercadão encerra as atividades às 16h e ainda deu tempo para passar na vizinha 25 de março e dar uma olhada no comércio. Voltaremos obviamente, para o famigerado sanduba de mortadela !

Serviço:
Mercado Municipal
Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

http://www.oportaldomercadao.com.br/

sábado, 15 de julho de 2017

Copacabana 125 anos

Até o próximo sábado está valendo a promoção super simpática do hotel Hilton Copacabana com desconto de 50% na feijoada do sábado para moradores dos bairros vizinhos do Leme e Copacabana para o aniversário de 125 anos da Princesinha do Mar.

A idéia genial tem como objetivo aproximar os moradores dos bairros vizinhos dos serviços oferecidos pelo hotel a exemplo do que já vem sendo praticado no Hilton Barra.

 

Fomos conferir a feijoada caprichadamente servida no piso da piscina e com belíssima vista para a praia. Começamos petiscando um delicioso carré acompanhado de aipim frito, torresmo, linguiça e carne seca. Batidinhas de limão, coco e maracujá para acompanhar. Os caldeirões nos aguardavam com suculentas carnes no buffet enriquecido com opções de frios, saladas, pratos quentes e sobremesas. Um festival de sabores para comemorar o aniversário do bairro. Salve Copacabana e sua Nossa Senhora que veio de longe para nos proteger.

  
  

Esperamos que esta e outras promoções apareçam oferecendo a oportunidade de frequentar o hotel. É uma ótima proposta curtir a sua cidade como turista !

O blog agradece o gentil convite da Ana Beatriz da assessoria de imprensa do hotel.

Serviço:
Hotel Hilton Copacabana
Avendia Atlântica, 1020
Tel: 21 3501-8000

Feijoada R$ 95 por pessoa ou na promo para vizinhos R$ 47,50 por pessoa

Condições Desconto para Vizinhos Hilton Copacabana

Será limitada a quantidade de descontos de 50% disponíveis por dia. O desconto será aplicado no valor total da feijoada e do brunch a moradores de Leme e Copacabana. É imprescindível a reserva prévia e apresentação de comprovante de residência na ocasião. Descontos não se aplicam a outros consumos. Crianças de até cinco anos são isentas de pagamento e entre 5 e 12 anos pagam 50% do valor cheio.