A feijoada carioca como nós conhecemos é portanto uma adaptação da feijoada portuguesa e poderia ser considerada sua prima em primeiro grau.
E o que seria então o cozido português composto de carnes de porco, feijão branco ou grão de soja e legumes ? Eu diria que um primo em segundo grau daquele que frequenta as festas da sua família e é muito querido por todos.
Fomos ao Adegão Português, tradicional desde 1964 na cidade, para conhecer a sua versão do cozido lusitano servido às 4as feiras e aos domingos.
O restaurante ambientado em Ipanema estava com a maioria das mesas lotadas e o movimento se estendeu por toda a tarde demonstrando seu reconhecimento.
Servido em dois tamanhos o bolinho de bacalhau é a pedida certa para começar acompanhado de chopp.
Logo na sequência chega nosso cozido em terrinas separadas para as carnes, legumes e pirão. Uma colherada na terrina das carnes com peito, lombo, rabo e linguiças e juro que podia ficar por ali mesmo naquele riquíssimo caldo. As cores da mesa nos chamavam a degustar toda a composição com abóbora, milho, couve, banana, batata doce, repolho e grão de bico.
Depois de nos fartarmos com sobremesa e já com o satisfeito cheio fomos caminhar um pouco até a Praça Nossa Senhora da Paz.
A praça abrigava a feira O Fuxico com barraquinhas coloridas com artesanato, moda, gastronomia e um palco para os bravos participantes do Karaokante onde uma dupla de voz e percussão acompanhava qualquer pedido do rock ao sertanejo, passando pelo brega e samba. Pegamos umas cervejas e por lá ficamos até às 20h quando a programação musical finalizou com o set de samba, bossa nova e black music da cantora Michele, promessa certeira no próximo The Voice, com seu potente timbre e perfeita afinação.
Serviço:
Adegão Português
Rua Barão da Torre, 248 - Ipanema
Tel 21 3439-8879
R$ 117, o cozido para dois
O Fuxico (próxima edição dias 2 e 3 de dezembro)
https://www.facebook.com/ofuxicofeira/
Nenhum comentário:
Postar um comentário