sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Mondial de la Bière

"A boca de um homem contente está repleta de cerveja." Provérbio datado de 2.200 AC encontrado no templo da Deusa Hator em Demdera. A moça não conheceu a nossa feijoada que foi criada séculos depois. Hoje certamente haveria um adendo neste provérbio !

Se tem um programa que veio para ficar é a grande festa anual da cerveja conhecida como Mondial de la Bière. Acompanhando o evento há 5 anos a gente aprimora a cada edição nosso modus operandi.
 
Tudo começa obviamente pelo paladar. O que lhe agrada mais ? A partir das suas escolhas vc desenha um mapa e tenta segui-lo até encontrar o tesouro.

Tenho preferência pelas cervejas mais encorpadas e começo sempre pela Bodebrown onde provamos a Atomga au Rum, uma russian imperial stout amadurecida em barril de rum, e a 4 Blés au Cognac, dark ale belga amadurecida no barril de conhaque. É disto que eu gosto no festival ! A possibilidade de aumentar a sua percepção ao provar as poções mágicas dos mestres cervejeiros.

Próxima parada Overhop ! Sempre inovando a cervejaria apostou nas sours, tendência da hora, e fomos de Gravioh-lá-lá, medalha de ouro no Mbeer Contest Brazile e Tranquile, colab com a Motim com notas de morango e cupuaçu. As sours para mim servem para limpar o paladar e recomeçar a pancadaria. Dito isto provamos também a Aeternum, uma imperial stout com cacau e baunilha em amburana e também vencedora com medalha de ouro deste ano.

 

O polvo me chama. Parada para mergulho profundo. Oceânica. Wild Ruby, uma Flanders Red Ale com frutas vermelhas maturada 6 meses em barris de carvalho. Ácida, complexa e irresistível. Para acompanhar Year Three, uma bela imperial stout.

 

Continuando a peregrinação encontramos o Master Mestre Botto que trouxe 40 variedades de grãos, 30 de lúpulos em pellets e flores naturais para ensinar do que é feito o ouro líquido.

Por Odin ! Provamos a Thor, doppel bock com a força do martelo e uma wood aged das internas que rolou só ali na feira.


 

Enquanto aguardava o retoque da maquiagem das meninas tive um encontro inusitado com a Pepper Grapefruit Sunset da Zero9. Pimenta na medida certa com refrescância. Grata surpresa ! Ali mesmo soubemos que teria uma cerveja especial aberta às 19h em ponto. Alarme no celular ativado para voltarmos !




Comer é especialmente importante neste tipo de evento para dar sustância ao andamento dos trabalhos. Entre vários trucks estacionados atacamos o Espirituoso, sanduíche de copa e lombo suínos, bacon, queijo bola derretido e aioli de agrião do Espírito de Porco.

 

Trapiste dubbel Chimay no stand da Delirium Store para acompanhar a gordura.

 

Estando no maior festival de cerveja do planeta nada mais coerente se vc também pudesse comer cerveja !?

Snake, sanduba de linguiça de pernil com geléia de bacon e maionese de lúpulo da Hell's. Uma delícia de correto amargor conferindo sutileza.

 
 

A feira continua e retornamos à Bodebrown para Misteriosa, stout que teve seu lançamento no evento. Pit stop para provarmos a lager Palma Louca do amigo Mário Maluco no stand mais animado e que juntou multidões para o teste da barra.

 

Um pequeno stand abrigava as relíquias da De Halve Maan (meia lua), cervejaria belga da cidade de Brugges. Repare no desenho os dutos que percorrem a cidade levando a cerveja e que em alguns pontos pode ser observado da calçada. Fomos de Brugse Zot Blond produzida com quatro diferentes tipos de maltes e duas variedades de lúpulos aromáticos. Essa é para vc Steph ! Salut vieux !

 

Ops ! O alarme toca e é hora da saideira ! Fechamos nossos trabalhos com a Off the Line, edição numerada de uma belíssima brown ale em barril de whisky com café, cacau e baunilha da Zero9, cervejaria carioca que em breve invadirá Ipanema. Nem vou gostar de atravessar a rua para encontrar os amigos e provar as poções mágicas que virão !

 

Cerveja é fechamento ! Mondial é felicidade !







Nossos agradecimentos ao gentil convite da Documennta para este registro e até 2019 !

Serviço:
Mondial de la Biére
https://www.facebook.com/MondialDeLaBiereRio/

Bodebrown
https://www.facebook.com/bodebrown/

Overhop
https://www.facebook.com/OverHop/

Oceânica
https://www.facebook.com/Cervejaoceanica/

Botto Bier
https://www.facebook.com/bottobier/

Delirium
https://www.facebook.com/DeliriumRJ/

Zero9
https://www.facebook.com/cerveja09/

De Halve Maan
https://www.facebook.com/brouwerijdehalvemaan/
https://www.facebook.com/brugsezotbrasil/

Palma Louca
https://www.facebook.com/PalmaLoucaBrasil/

Espírito de Porco
https://www.facebook.com/espiritodeporcoporchetteria/

Hells
https://www.facebook.com/hellsburguer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário