Todo segundo sábado do mês é dia de feijoada com sambinha na laje da Gilda no morro do Cantagalo.
A subida é a partir da Rua Sá Ferreira esquina com a Rua Saint Roman, onde a kombi providencia o trajeto ida e volta até a escadaria que leva à casa da Gilda.
Lá chegando soubemos que a energia da vizinhança estava interrompida mas que a roda Samba do Arruda iria se apresentar acusticamente. A laje da Gilda é uma casa bem equipada com dois terraços ao ar livre com a bela vista para a praia de Ipanema, Lagoa e Dois Irmãos.
Partimos para dentro e pedimos a feijoada preparada pela Nilza com carnes desmanchando de tão macias, arroz, farofa e uma couve de comer de uma só vez. Achei que veio pouco caroço de feijão e pedi uma reposição. Não sou de repetir o prato mas aquele temperinho bem que podia. Uma dose de cachaça cravo e canela acompanha o prato.
A tarde nublada prometia repetir o por do sol do dia anterior que coloriu o céu com matizes de laranjas, vermelhos e amarelos típico do fim do verão.
O evento prosseguiu com o início da roda mesmo sem luz pois a cidade iluminada lá embaixo refletia nas nuvens, a cerveja estava gelada e bem que podia ter continuado mas a chuva daquela noitinha veio num crescendo avassalador. Passamos todos para a sala coberta onde o evento teve continuidade à luz de velas e quando a chuva deu uma trégua baixamos a escadaria.
Vamos com certeza voltar outra tarde para a programação de Jazz, esperando curtir o estrelado céu do Cantagalo.
O primeiro sábado do mês é sempre recheado de programações interessantes no centro da cidade. Feijoadas se multiplicam no entorno das ruas do Lavradio e do Ouvidor.
Neste sábado descemos na estação Carioca do metrô e poucos passos depois começamos com o clássico dos clássicos - o chopp estupidamente gelado e excepcionalmente bem tirado na pressão do centenário Bar Luiz.
Era para ser apenas uma rodada mas depois de um rápido consenso
investimos na segunda. E só, porque era sábado e pesquisar era preciso.
Ali pertinho acontecia também o coletivo Tiradentes Cultural reunindo arte e gastronomia em dezenas de barraquinhas de gordices como a do Pepper onde provamos o sanduba de paleta de porco com pimenta extra forte.
Acho
extremamente positivo esta onda de ocupação dos espaços públicos e
privativos com eventos gastronômicos. A diversidade nos oferece a
oportunidade de provar novas receitas e invencionices tanto dos
candidatos a chef quanto daqueles que investiram neste novo mercado de
rua.
O evento proporcionou ainda aulas gratuitas como a de charme que levantou o astral da galera.
Dali para a próxima esquina, o começo da da Rua do Lavradio tradicionalmente ocupada apenas por pedestres que visitam os antiquários, as barracas e os botecos. Na praça Emilinha Borba a cantora Andrea Dultra com seu vozeirão agregava os passantes com sambas de todos os tempos.
Conseguimos uma mesa no bar do seu Antonio que serve feijoada tradicionalmente aos sábados nas duas esquinas da Rua do Senado. Ali paradinho espiando o movimento estava o Seu Loureiro, alfaiate da região, há 51 anos o cliente mais antigo do bar, e que desfilando elegância não perde um único sábado de festa.
A noitinha caía e avançamos pela Gomes Freire em busca de mais animação. O também centenário Bar do Senado com seus belos móveis de madeira já encerrava o expediente mas uma turma alegre chamava a atenção no vizinho.
O Vaca Atolada, sempre muito disputado e onde a "sacanagem" é sempre a melhor pedida para acompanhar a cerveja, fervia com a roda de samba.
Paramos no Bar do Adão para um reforço alimentar com os deliciosos pastéis Nobre e Dos Deuses. Sempre dispondo de novidades provamos também o delicioso Cervante para fechar com Charlote.
A multidão ali perto na Rua do Rezende dava a dica do Baile Charme do Rio Antigo que é sempre uma boa pedida para se misturar e tentar os passinhos sincronizados que muito estimulam o cérebro e auxiliam afastar a chegada do alemão.
Tudo na paz e harmonia que esta cidade sabe muito bem oferecer para os nativos e visitantes.
Vem pra Rua !
Serviço:
Bar Luiz
https://www.facebook.com/restaurantebarluiz
Tiradentes Cultural
https://www.facebook.com/tiradentescultural/
Pepper House
https://www.facebook.com/PepperHouseCasaDaPimenta/?fref=ts
Feira da Lavradio
https://www.facebook.com/pages/Feira-Do-Lavradio/329201973846044
Bar do Adão
https://www.facebook.com/Bar-do-Ad%C3%A3o-130541517034912/?fref=ts]
Baile Charme Rio Antigo
https://www.facebook.com/pages/Baile-Charme-Rio-Antigo-Rua-Do-Resende-Lapa/1412782618998239?fref=ts