domingo, 13 de agosto de 2017

Rio Gastronomia 2017

O evento Rio Gastronomia é o programa clássico para gulosos juntando no mesmo espaço pequenos produtores, food trucks, botequins, pequenos e grandes restaurantes. Muitas aulas e workshops para troca de experiência e degustação. Uma enorme área de convivência com vista para a baía de Guanabara e shows para animar o público.

Neste ano o último dia do evento caiu no Dia dos Pais e levei minha pequena prole para fazer os gostos do papai.

Ok, não tem feijoada e então nos resta pesquisar as variações do porquinho e do feijão para provar e comentar.

Começamos muito bem pelo Lasai com o sanduíche de barriga de porco que de tão lentamente cozida mais parecia um belo pernil servido com batata doce orgânica. Top !

 

Saindo do roteiro paramos no Barsa para provar o comentado ragu de cordeiro com polenta e queijo curado.

 

De volta ao roteiro passamos pela Casa do Sardo em dois momentos para provar o sanduíche de pernil e os bolinhos de leitão. Mais apurado o sabor do sanduba que o bolinho.

 

Fiquei devendo provar outras delícias como o hamburguer com vinagrete de feijão e paio crocante do Feijú do Benola e o quibe de javali do Barão. Esperamos encontrá-los nos próximos eventos de gastronomia.

 

Parabéns ao pais e filhos ! Até a próxima edição !

 

Serviço:
Rio Gastronomia
Armazéns 3 e 4 - Pier Mauá
http://eventos.oglobo.globo.com/rio-gastronomia/2017/

sábado, 5 de agosto de 2017

Porquinho à Paulista Dia 3 - Petí

Dia 3 - Petí

Quer uma experiência incrível no precinho, perguntou a amiga Sônia ? O Petí foi laureado este ano com o prêmio Bib Gourmand (boa cozinha e bom preço) do Guia Michelin e no ano passado como Chef Revelação pela Veja Comer e Beber SP.  Então caro leitor, estando na cidade dê o seu jeito para conhecer pois só abre para o almoço e lota rapidinho.

Curiosamente a entrada fica numa loja de material de pintura. Vá até o fundo e desça a escada. O pequeno ambiente para 42 convivas é charmoso e a cozinha é do tipo aquário integrada ao salão.

 
 

O menu composto de entrada, principal e sobremesa muda semanalmente. Sempre tem uma opção vegetariana e os sucos vivos são um must na casa. As bolachas trazem mensagens poéticas escritas à mão.

Iniciamos pelo chili de cogumelos, creme azedo, tortilha de cacau e broto de coentro.

 

Para a minha sorte um suíno aparecia entre as opções de principal como filé mignon de porco, eryngui (tipo de cogumelo) na brasa, terrine de mandioquinha e jus de cerveja preta. Melhor opção foi o peixe com risoni, alcachofra, compota de tomate e bisque de camarão.

 

No capítulo sobremesas a insuperável ganache aerada de chocolate e sálvia, com cake de erva mate e gel de cambuci em par com a mousse de caramelo com gelatina de maçã do amor e sorbet de maçã verde.

 

Tudo muito gostoso, muito peti também. Confesso que no meio da tarde já tinha uma fominha me esperando.

"Um conceito. Uma paixão. Um modo de vida. A gastronomia é muito mais do que alimentar. É um mix de sensações a serem despertados e descobertos. São seus sentidos envolvidos em um único prato. O olfato despertando sua vontade, a visão despertando o apreço e a satisfação pela comida, a explosão do paladar trazendo as mais diversas sensações. O objetivo é levá-los à uma viagem de prazeres. Visando sempre produtos e ingredientes de primeira qualidade. É uma brincadeira com os sentidos do ser humano, a arte a ser expressada, a paixão pelos sabores e pela cozinha."

Chef Victor Dimitrow

Aproveitamos o après midi para visitar a expo Toulouse Lautrec em Vermelho no MASP que traz a intimidade do artista nos cabarés da Paris do século 19.

 

Serviço:
Petí (Pintar Materiais Artísticos)
Rua Cotoxó, 110 - Vila Pompeia, São Paulo, SP
Tel (11) 3873-0099

R$ 43,50 couvert + entrada + principal + sobremesa

Almoço de segunda a sábado das 12h00 às 15h00

https://www.facebook.com/restaurantepeti/
https://www.petirestaurante.com.br/menu

MASP
Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo, SP

http://masp.art.br/masp2010/