sábado, 2 de abril de 2016

Junta Local na Fábrica da Bhering

Nada mais apropriado quando junta a fome com a vontade de comer que um evento gastronômico. Mas esta não foi uma edição simplória. De feijoada a balas Toffee, de vegan a porn food tava tudo lá, junto e misturado para todos os gostos.


Faz tempo que a Fábrica da Bhering estava na minha lista de desejos. A idéia da ocupação da desativada fábrica de 138 anos por escritórios de design, imagens, moda e ateliers já me parecia suficientemente interessante para uma visita.

  
  
  

O local abre suas portas ao público no primeiro sábado de cada mês e nesta edição chamou o coletivo Junta Local para ocupar o espaço. Uma pequena multidão interessante compareceu ao evento colorindo e preenchendo todos os espaços da indústria.

  
  
  

Logo na entrada os deliciosos caramelos cobertos de chocolate da minha infância, um dos hits de venda da Bhering e uma senhorinha com 38 anos de atividade na fábrica recepcionando todos e organizando a fila do único elevador que transporta apenas 3 pessoas a cada viagem. Tudo a seu tempo.

  

Nossa escolha foi ir direto ao terraço para descer com calma todos os 5 andares da imensa fábrica que agora ganha vizinhança moderna com a ampliação do Porto Maravilha.

  

Abaixo do terraço um enorme galpão recebia a maior parte das tendas de comes e bebes "ajuntando quem come e quem faz".


Não fosse o calor que assolava o ambiente e a vontade de conhecer os demais ambientes juro que não saía do galpão. Um verdadeiro parque de diversões gastronômicos graças a pequenos produtores que para o bem de todos investem em delícias mil.

Produtores artesanais de queijos, antepastos, charcuterie, compotas, doces, massas, pães, cervejas, vinhos, horta orgânica, cafés e chocolates entre muitos outros fazem a festa dos comilões. Entre os mais intrigantes a pimenta curtida em whisky e a edição limitada do blend de bacon, cebola, café, mascavo e malagueta da Bors.Co.

  
  
  
  

No meio da tarde sarau de poesia e a sensacional banda de folk balkan Go East Orkestar une o passado muito passado com o presente nem tão futuro assim. Faz a gente imaginar aqueles sujeitos barbudos com chapéus e roupas rubro-negras dançando agachado com os braços cruzados. Hey !

  

Fiquei devendo provar a feijoada do Gulemix. Faltou apenas cerveja. Acho que nem os organizadores pensaram que o sucesso seria tão grande. Uma verdadeira comunidade para quem come e bebe.

O bar do Domingos na vizinhança tem umas geladas onde a galera bate ponto na saída.

Gostei de tudo e muito. Je suis Junta ! Je suis Bhering !

Nem pense em ir de carro. A única entrada e saída e o limitado estacionamento irão perturbar sua paz. Prefira o metrô até a estação Cidade Nova e de lá táxi em 5 minutos.



Serviço:
Antiga Fábrica da Bhering
Rua Orestes, 28 - Santo Cristo
https://www.facebook.com/Antiga-f%C3%A1brica-da-Bhering-211463202234385/

Junta Local
https://www.facebook.com/ajuntalocal/


Nenhum comentário:

Postar um comentário